Selic: Após críticas de Lula, BC deve interromper ciclo de cortes e manter juros em 10,50%

Atualizado em 19 de junho de 2024 às 8:20
Fachada do Banco Central. — Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne nesta quarta-feira (19) e, segundo analistas do mercado financeiro, deve interromper o ciclo de redução da taxa básica de juros que vem ocorrendo desde agosto do ano passado. Com informações do G1.

Caso a manutenção da taxa Selic se confirme, ela ficará em 10,50% ao ano, marcando o menor nível desde fevereiro de 2022. Apesar disso, essa taxa ainda é alta em comparação com os padrões internacionais.

A decisão do Copom, composto pela diretoria e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, acontece em meio a críticas acirradas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que recentemente intensificou sua insatisfação com os atuais níveis da taxa de juros.

“Só temos uma coisa desajustada neste país: é o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Presidente que tem lado político, que trabalha para prejudicar o país. Não tem explicação a taxa de juros estar como está”, disse Lula durante entrevista à CBN na última terça-feira (18).

Presidente Lula é entrevistado pela CBN; Ouça na íntegra os principais pontos | Jornal da CBN | cbn
Lula durante entrevista à CBN na última terça-feira (18). Foto: reprodução

O chefe do Executivo também argumentou que o Brasil não pode sustentar juros “proibitivos”, que impedem investimentos produtivos, o crescimento econômico e a geração de empregos.

Vale destacar que o Banco Central opera com autonomia, e o atual presidente, Roberto Campos Neto, foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem mandato até o final de 2024. Além disso, a instituição defende que sua atuação na definição da taxa de juros é técnica, com o objetivo principal de controlar a inflação.

Campos Neto ressaltou que o BC elevou os juros em 2022, um ano eleitoral, e explicou que as taxas de juros são altas no Brasil devido ao elevado nível de dívida pública. “Não podemos confundir causa e efeito”, afirmou em 2023.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link