Sem Band e só com Globo, Copa da Rússia tem menos audiência do que Mundial do Brasil

Atualizado em 5 de julho de 2018 às 23:14
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Segundo o site Notícias da TV, apesar do bom desempenho da Globo, a Copa do Mundo da Rússia tem registrado menos público do que o Mundial de 2014, realizado no Brasil. Na época, a Band também participou da transmissão, o que não se repete neste ano. E o público que acompanhava o futebol no canal do esporte não migrou por completo para a emissora de Galvão Bueno.

Um levantamento exclusivo do Notícias da TV mostra que, durante os 32 primeiros jogos do torneio russo (as duas primeiras rodadas), exibidos entre os dias 14 e 24, a única emissora a transmitir as partidas na TV aberta teve média de 22,6 pontos na Grande São Paulo. Já na Copa de 2014, Globo e Band tiveram, juntas, uma média de 24,2 pontos (18,7 da primeira e 5,5 da segunda). A queda de um torneio para o seguinte é de quase 10%. Uma explicação para a perda de público é o horário dos jogos, menos atrativos do que os do Mundial realizado no Brasil. A porcentagem de televisores ligados caiu de 52% para 48% _ou seja, há menos pessoas sintonizadas no horário das partidas. Mas a ausência da Band na transmissão também deixou uma lacuna para o público.

Mesmo com uma audiência menor para o torneio, a Globo não tem do que reclamar a respeito do investimento que fez na transmissão. O desempenho da emissora durante os jogos é 20% melhor na Rússia do que o registrado no Brasil. E quase 30% acima do atingido no Mundial de 2010, disputado na África do Sul. Sem concorrência na TV aberta, ela tem registrado índices históricos: a partida da seleção brasileira contra a Costa Rica registrou 58,1 pontos na sexta (22). É a maior audiência da TV desde o capítulo final de Belíssima, há 12 anos.