Destaques

Sem Bolsonaro, nenhum nome da direita ameaça reeleição de Lula, diz pesquisa

Lula, presidente do Brasil. Foto: reprodução

Na última quinta-feira (28), o Instituto Paraná Pesquisas divulgou um estudo que mediu as intenções de voto dos possíveis sucessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma eleição contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, em especial os nomes da extrema-direita.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), surgem como os nomes que apresentam os melhores números, mas ambos perdem para Lula no cenário-base da pesquisa.

Além disso, foram testados os nomes dos governadores Ratinho Júnior, Romeu Zema e Ronaldo Caiado, bem como dos senadores Tereza Cristina e Ciro Nogueira.

Embora Bolsonaro esteja inelegível, a pesquisa também apresentou um cenário eleitoral estimulado, onde o ex-presidente aparece numericamente à frente, mas empatado tecnicamente com Lula.

Michelle Bolsonaro: a ex-primeira-dama tem, segundo a pesquisa, 30,9% das intenções de voto, enquanto Lula lidera com 36%. Com o apoio explícito de Bolsonaro, Michelle empata tecnicamente com Lula, obtendo 43,4% das intenções de voto.

Tarcísio de Freitas: o governador paulista tem 23,3% das intenções de voto contra Lula, mas empata tecnicamente com ele quando os eleitores são informados de que teria o apoio de Bolsonaro, atingindo 40,8%.

Michelle, Jair Bolsonaro e Tarcísio têm as maiores chances contra Lula. Foto: reprodução

Ratinho Júnior: o governador do Paraná, com 14,6% das intenções de voto, está tecnicamente empatado em segundo lugar com Ciro Gomes. Com o apoio de Bolsonaro, Ratinho alcança 35,3% das intenções de voto.

Romeu Zema: O governador mineiro aparece com 14,1% das intenções de voto, empatado com Ciro Gomes. Mesmo com o apoio de Bolsonaro, Zema fica atrás de Lula, com 34,6% contra 44,5%.

Ronaldo Caiado: o governador de Goiás tem 7,7% das intenções de voto, mas chega a 32,6% com o apoio de Bolsonaro, ainda ficando atrás de Lula, que tem 44,9%.

Tereza Cristina: a senadora Tereza Cristina alcança 7% das intenções de voto, subindo para 32,2% com o apoio de Bolsonaro. Nesse cenário, Lula lidera com 44,5%.

Ciro Nogueira: o senador e presidente do PP tem 3,4% das intenções de voto, chegando a 29,1% com o apoio de Bolsonaro. Nesse caso, Lula tem 44,9%.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de março pelo Instituto Paraná Pesquisas, entrevistando 2.024 eleitores em 162 municípios em todo o País, com um nível de confiança de 95%. As intenções de voto refletem um panorama preliminar das eleições de 2026, sujeito a mudanças e desenvolvimentos políticos futuros.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Augusto de Sousa

Recent Posts

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

2 horas ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

2 horas ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

3 horas ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

3 horas ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

3 horas ago

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

4 horas ago