Sem Ciro, Lula vence Bolsonaro no 1° turno, diz pesquisa

Atualizado em 25 de abril de 2022 às 12:52
Montagem com Lula e Ciro lado a lado, falando em palanques.
Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT). Fotos: Ricardo Stuckert/Twitter

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vence as eleições presidenciais no primeiro turno em um cenário sem o ex-governador Ciro Gomes (PDT), de acordo com a pesquisa FSB/Pactual divulgada nesta segunda-feira (25). Nessa simulação, o petista somaria 52% dos votos válidos, despachando o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), sem a necessidade do segundo turno.

No cenário em que o candidato da terceira via é João Doria (PSDB), Lula tem 49%, Bolsonaro 34% e Doria, 9%. Já com Eduardo Leite, o petista mantém os 49%, o atual presidente vai a 36% e o gaúcho marca 8%. Com a senadora Simone Tebet (MDB-MS), os números são os mesmos.

O ex-presidente mantém os 49% com André Janones (Avante) na disputa, que soma 8% – Bolsonaro tem 35%. Já com Felipe D’Ávila (Novo), que tem 5% no cenário, Lula vai a 50% contra 37% do adversário do PL.

61% do eleitorado de Ciro diz que votaria em Lula para derrotar Bolsonaro

Mais da metade dos eleitores de Ciro Gomes votariam em Lula para derrotar Bolsonaro, de acordo com a pesquisa FSB/Pactual. São 61% os que admitem a possibilidade de optar pelo chamado “voto útil” em Lula. Apenas 38% responderam que não mudarão o voto.

Entre as pessoas que afirmaram votar em Ciro, 14% disseram que poderiam votar em Bolsonaro para evitar a vitória de Lula e 26% afirmaram que não votariam nem em Lula e nem em Bolsonaro.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link