Sem França, Haddad cresce e pode vencer no primeiro turno em SP, diz Genial/Quaest

Atualizado em 7 de julho de 2022 às 6:46
Haddad
Fernando Haddad

Divulgada nesta quinta (07), a pesquisa Genial/Quaest mostra que Fernando Haddad (PT) cresceu seis pontos percentuais com a saída de Márcio França (PSB) e lidera a disputa ao governo de São Paulo com 35% das intenções de votos no cenário estimulado. O percentual representa 52,2% dos votos válidos e pode dar a vitória ao petista ainda no primeiro turno.

O ex-governador Márcio França (PSB) deve anunciar sua desistência da disputa pelo Palácio dos Bandeirantes nos próximos dias. Na corrida pelo Senado, ele aparece isolado na liderança, com 27% das intenções de voto, 14 pontos à frente do segundo colocado.

Atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB) foi o segundo que mais se beneficiou com a saída de França, saltando de 8% para 12%. O levantamento apresentou dois cenários, um com a presença do ex-governador e outro sem. O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) oscila dois pontos para cima.

No cenário com França, o pré-candidato do PT mantém a ponta na pesquisa com 29% das intenções de voto, um a menos que o levantamento anterior, seguido por Tarcísio de Freitas, com 12% e Garcia, com 8%.

Sem o ex-governador, os 18 pontos de França são distribuídos. O petista sobe para 35% das intenções de voto. Apoiado por Jair Bolsonaro, Tarcísio aparece com 14% e o tucano ganha quatro pontos porcentuais e vai a 12%. O ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD) também pontua, com 2% das intenções de voto, empatado com o pré-candidato do Novo, Vinícius Poit (Novo). Ao menos 24% dos eleitores dizem votar em branco ou nulo e 12% estão indecisos.

Em comparação ao levantamento anterior da Genial/Quaest sem considerar França, porém, Haddad teve um desempenho inferior. Em maio, o ex-prefeito acumulava 37% das intenções de voto na estimulada sem o ex-governador, dois pontos a mais que a amostra atual. Tarcísio e Garcia cresceram dois e quatro pontos respectivamente.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos para escolher, Tarcísio de Freitas aparece na liderança, com 7% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad, com 5% e França, com 2%. 81% dizem estar indecisos.

Confira os dados a seguir:

A pesquisa entrevistou 1640 pessoas entre os dias 1 a 4 de julho e está registrada no TSE sob os números SP-05318/2022 e BR-03964/2022. A margem de erro é de 2,4 pontos porcentuais e o nível de confiabilidade é de 95%. A coleta de dados foi feita de modo presencial.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link