Sem Moro, Lula e Bolsonaro crescem, diz nova pesquisa

Atualizado em 22 de abril de 2022 às 7:58
Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro crescem em nova pesquisa

A nova rodada de pesquisa encomendada pela revista Exame para o Instituto Ideia foi divulgada na noite desta quinta-feira (21) e mostrou que, sem Sérgio Moro (União Brasil), os dois principais candidatos para presidente crescem. Enquanto Jair Bolsonaro (PL) salta 4% no levantamento, Luiz Inácio Lula da silva (PT) vê os números subirem 2 pontos e segue na liderança com folga.

Pelo novo resultado, Lula aparece na dianteira com 42% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro surge logo atrás com 33%. Bem depois, vem Ciro Gomes (PDT), que tem 10%, ele cresceu apenas 1% em relação ao levantamento do mês passado realizado pelo mesmo Instituto. Com 3%, Doria está na quarta colocação, tendo saltado dois pontos percentuais de um mês para o outro.

O Instituto mostrou que Simone Tebet (MDB), Andre Janones (Avante), Sofia Manzano (PCB), José Maria Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) aparecem com apenas 1%. Menos ainda tem Luiz Felipe D’Ávilla (Novo), que vem com 0,5%, Vera Lúcia (PSTU), que tem 0,3% e Luciano Bivar (União Brasil), lanterninha com apenas 0,1%.

Neste cenário apresentado pelo instituto Ideia a pedido da revista Exame, Lula continua com chances reais de liquidar a fatura ainda no primeiro turno. Neste caso, ele está com 44,7% dos votos válidos, ou seja, apenas a soma dos candidatos. É preciso que se tenha 50% +1 dos votos válidos no dia das eleições para evitar um segundo turno. Bolsonaro tem 35%.

Chama a atenção que, mesmo com a subida de Lula, Bolsonaro segue sua ascensão iniciada nos últimos meses e a vantagem que, em março era de 11%, recuou para 9%. Mesmo com o presidente crescendo, ele não conseguiu, até o momento, fazer com que Lula caísse.

Imagem