Senado aprova indicação de Gonet à Procuradoria-Geral da República

Atualizado em 13 de dezembro de 2023 às 21:57
Paulo Gonet durante sabatina. Foto: Reprodução

Nesta quarta (13), o Senado votou pela aprovação da indicação de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República. O resultado do pleito apresentou um total de 65 votos favoráveis e 11 contários à indicação. A única abstenção foi da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

Algumas horas antes, a indicação de Gonet já havia sido aprovada na sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) juntamente com a indicação do ministro Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Gonet possui 40 anos de carreira jurídica. Ele atuou por 36 anos no Ministério Público Federal (MPF) e mais 4 como assessor do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Rezek. Ele é subprocurador-geral da República e atuou como vice-procurador-geral eleitoral durante o mandato de Augusto Aras como PGR.

Além disso, fundou, junto do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e do ex-procurador-geral da República Inocêncio Mártires Coelho, o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Paulo Gonet, Lula e Dino. Foto: Reprodução

Conhecido por um perfil de “ultracatólico”, Gonet já sofreu críticas da esquerda pelo sua conduta conservadora. Seu posicionamento atrai o apoio de opositores ao governo de Lula.

Gonet foi indicado por Lula à PGR no último dia 27 de novembro. Ele assume a vaga de Augusto Aras, que esteve no comando da PGR nos últimos quatro anos.

Confira o momento do resultado:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link