Senado restabelece o voto qualificado no Carf e arrecadação pode subir em R$ 50 bi

Atualizado em 30 de agosto de 2023 às 21:51
Visão aérea do plenário do Senado
Plenário do Senado Federal
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nesta quarta-feira (30), o plenário do Senado Federal aprovou o projeto de lei (PL) que favorece o governo federal ao restabelecer o voto de qualidade no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).

O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em julho e, como não houve alterações na versão analisada pelos parlamentares, o projeto vai à sanção.

Na prática, esse voto de qualidade garante ao governo a chance de desempatar votações sobre litígios no Conselho. A expectativa é de que essa medida possa aumentar em até R$ 50 bilhões a arrecadação da União.

Jair Bolsonaro olhando para o lado com cara de espanto
Desde 2020, no governo Bolsonaro, a lei estabelecia que contribuintes deveriam ser beneficiados em caso de empate – Reprodução

Desde 2020, ainda sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), a lei estabelecia que, em situação de empate, os beneficiários fossem beneficiados.

A medida é considerada fundamental para que o governo viabilize o cumprimento das metas previstas no marco fiscal. Para o ano que vem, a gestão planeja zerar o déficit primário.

No último mês de maio, o governo federal enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei que retoma o voto de qualidade no Carf. Após uma medida provisória sobre o mesmo assunto perder a validade, o texto foi encaminhado.

O Carf foi criado em 2009 e é um órgão colegiado formado por representantes do Estado e da sociedade civil. Ele tem a atribuição de julgar, em segunda instância administrativa, processos de caráter tributário e aduaneiro.

Paritário, o Carf tem representantes da Fazenda Nacional e dos contribuintes, o que cria a possibilidade de que aconteçam empates nas decisões. Com informações da CNN Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.