Senado restabelece o voto qualificado no Carf e arrecadação pode subir em R$ 50 bi

Atualizado em 30 de agosto de 2023 às 21:51
Visão aérea do plenário do Senado
Plenário do Senado Federal
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nesta quarta-feira (30), o plenário do Senado Federal aprovou o projeto de lei (PL) que favorece o governo federal ao restabelecer o voto de qualidade no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).

O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em julho e, como não houve alterações na versão analisada pelos parlamentares, o projeto vai à sanção.

Na prática, esse voto de qualidade garante ao governo a chance de desempatar votações sobre litígios no Conselho. A expectativa é de que essa medida possa aumentar em até R$ 50 bilhões a arrecadação da União.

Jair Bolsonaro olhando para o lado com cara de espanto
Desde 2020, no governo Bolsonaro, a lei estabelecia que contribuintes deveriam ser beneficiados em caso de empate – Reprodução

Desde 2020, ainda sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), a lei estabelecia que, em situação de empate, os beneficiários fossem beneficiados.

A medida é considerada fundamental para que o governo viabilize o cumprimento das metas previstas no marco fiscal. Para o ano que vem, a gestão planeja zerar o déficit primário.

No último mês de maio, o governo federal enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei que retoma o voto de qualidade no Carf. Após uma medida provisória sobre o mesmo assunto perder a validade, o texto foi encaminhado.

O Carf foi criado em 2009 e é um órgão colegiado formado por representantes do Estado e da sociedade civil. Ele tem a atribuição de julgar, em segunda instância administrativa, processos de caráter tributário e aduaneiro.

Paritário, o Carf tem representantes da Fazenda Nacional e dos contribuintes, o que cria a possibilidade de que aconteçam empates nas decisões. Com informações da CNN Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link