Senado vai criar comissão para investigar desaparecimento de Dom e Bruno

Atualizado em 13 de junho de 2022 às 16:57
Randolfe Rodrigues REDE-AP
Senador Randolfe Rodrigues
Foto: Reprodução/Informativo Astral

O Senado Federal vai criar nesta segunda-feira (13) uma comissão externa para investigar o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, sumidos desde o dia 5 de junho na região do Vale do Javari, no oeste do Amazonas.

A demanda foi solicitada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e apresentado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). “Os responsáveis diretos e indiretos não podem ficar impunes. Estamos vivendo uma realidade de violência que choca o Brasil. É necessário apurar para que situações assim jamais se repitam”, afirmou Randolfe.

De acordo com o requerimento, a diligência dos parlamentares na região deverá durar dois meses e investigará “in loco as causas e as providências adotadas diante do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips, servindo como subsídio para eventual pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito”, conforme um trecho do pedido.

O requerimento deve passar por votação ainda hoje e a expectativa é pela aprovação em plenário. A composição terá nove senadores: três da Comissão de Meio Ambiente, três da Comissão de Constituição e Justiça e três da Comissão de Direitos Humanos da Casa.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link