Senador que falou em enforcar Marina reclama de bronca e diz que não se excedeu

Atualizado em 19 de março de 2025 às 23:27
O senador Plínio Valério (PSDB-AM). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou nesta quarta-feira (19) a bronca do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sobre sua declaração contra a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva.

O parlamentar afirmou que a repreensão foi injusta e poderia ter sido feita em particular. “Se eu quisesse ser machista, eu estava ferrado! Eu sou cercado de mulheres, então, querer imputar a mim, presidente Davi, e o senhor deveria ter conversado comigo antes de fazer isso, porque pegou mal para cacete”, afirmou o senador na tribuna.

Durante um evento da Fecomércio no Amazonas, na última sexta-feira (14), Valério disse que sentiu vontade de “enforcar” Marina. “A Marina esteve na CPI das ONGs: seis horas e dez minutos. Imagine o que é tolerar a Marina seis horas e dez minutos sem enforcá-la”, disparou.

O senador não se desculpou e alegou que a fala foi apenas uma brincadeira.

“Eu poderia, sim, chegar aqui: “Ah, me desculpa, eu me excedi”. Eu não me excedi, eu brinquei talvez fora da hora, mas não me excedi”, disse.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O parlamentar afirmou ainda que não está arrependido. “Se você perguntar: ‘Você faria de novo?’. Não. ‘Mas está arrependido?’ Não, porque eu não ofendi”, acrescentou.

Mais cedo, Alcolumbre destacou que o senador ultrapassou os limites do aceitável. “Não concordo com muitas posições ideológicas da ministra em relação ao país, mas acho que o meu querido colega, senador Plínio Valério, precisa fazer uma referência em relação a essa fala, até mesmo justificar se foi uma fala equivocada”, declarou o presidente do Senado.

“Estamos vivendo um momento tão difícil que uma fala de um senador da República, mesmo de brincadeira, agride, infelizmente, o que nós estamos querendo para o Brasil”, completou.

Veja o vídeo:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line