Senadora do Paraguai pede condenação de Peña para não fugir “como Flávio Bolsonaro”

Atualizado em 5 de novembro de 2026 às 16:41
A senadora Esperanza Martinez. Foto: Reprodução

A senadora paraguaia Esperanza Martínez citou Flávio Bolsonaro (PL) ao defender que as autoridades do país atuem rapidamente contra o presidente Santiago Peña, alvo de um pedido de julgamento político e de investigação sobre supostos crimes financeiros. A fala ocorreu durante uma reunião no Senado do Paraguai nesta quinta (5).

“Que ele seja formalmente acusado para que não saia do país e que seus bens sejam confiscados, afinal, existe o risco de acontecer o mesmo que ocorreu com [Flávio] Bolsonaro”, disse Martínez. Ela cobrou providências do Ministério Público e afirmou que o órgão já tinha em mãos um pedido de acusação contra o presidente.

Martínez declarou que o Ministério Público precisa “parar de enrolar” e agir de modo “rápido” e “certeiro”. A senadora tratou do risco de Peña deixar o país antes de uma eventual responsabilização judicial.

A referência da parlamentar foi associada a Flávio Bolsonaro (PL), que teria deixado o Brasil após perder a eleição presidencial para Lula (PT). Ele é investigado pela Polícia Federal em três processos, entre eles apurações sobre suspeitas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Flávio Bolsonaro desembarca nos EUA. Foto: Reprodução

Câmara aprova julgamento político contra Santiago Peña

A Câmara do Paraguai aprovou, por 78 votos, o pedido de julgamento político contra Peña. O processo seguirá para o Senado, que precisa reunir o apoio de dois terços dos parlamentares para afastar o presidente.

O caso ganhou força após a crise do Ueno Bank, instituição financeira digital que fechou as portas nesta semana. O Banco Central do Paraguai determinou o fim das atividades do banco em 3 de novembro ao apontar insolvência da instituição.

Economista, Peña manteve participação acionária na Ueno Holding até março de 2025. A empresa tem ligação com o grupo controlador do banco, investigado por suspeitas relacionadas à gestão e a empréstimos para companhias vinculadas ao próprio grupo.

O Ministério Público pediu investigação criminal sobre o Ueno Bank e a prisão de dois dirigentes da instituição. O órgão também acatou um pedido para investigar supostos crimes financeiros atribuídos a Peña, que anunciou a intenção de renunciar ao cargo antes do avanço do impeachment.

O Congresso paraguaio ainda decidirá se aceita a renúncia. Parlamentares avaliam manter o julgamento político, pois a saída voluntária daria a Peña o direito de ocupar uma cadeira de senador vitalício, com prerrogativas legislativas.

Diario do Centro do Mundo
O Diário do Centro do Mundo (DCM) é um portal brasileiro de jornalismo digital fundado em 2013. O site publica notícias e análises sobre política, economia, cultura, mídia, comportamente -- tudo o que é relevante, no Brasil e no exterior