Senadores americanos pressionam Biden por extradição de Bolsonaro

Atualizado em 2 de fevereiro de 2023 às 21:15
O presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Reprodução

Nos Estados Unidos, um grupo de senadores do Partido Democrata tem cobrado Joe Biden pela extradição de Jair Bolsonaro. Nove parlamentares apresentaram uma resolução pedindo que ele examine com urgência os pedidos de extradição contra o ex-presidente e destacam seu possível envolvimento com o ataque terrorista de 8 de janeiro. A informação é da Folha de S.Paulo.

O pedido é liderado pelo senador Bob Menendez, presidente da Comissão de Relações Exteriores da casa. O documento alega que o ex-presidente brasileiro motivou o “cerco violento” à Praça dos Três Poderes.

“Condenamos o cerco violento ao Palácio do Planalto, ao Congresso e à Suprema Corte do Brasil conduzido por apoiadores do ex-presidente —evento que foi alimentado, em parte, por desinformação disseminada durante vários meses por Bolsonaro”, diz o texto.

A resolução aponta que Bolsonaro fez repetidas acusações infundadas questionando a transparência e a integridade do sistema eleitoral brasileiro. Para os senadores, isso encorajou seus apoiadores a espalharem as mentiras.

“O ataque recente aos símbolos do governo democrático do Brasil configura um ataque à democracia global. É uma vergonha que Bolsonaro estivesse nos EUA tirando selfies durante esse episódio deplorável. Propus essa resolução para garantir que autoridades que sabotam eleições livres e justas não possam fugir para os EUA para escapar da responsabilização”, afirmou o senador Dick Durbin, um dos signatários.

O documento ainda foi assinado por Bernie Sanders e outros parlamentares influentes no Congresso americano: Tim Kaine, Chris Murphy, Jeanne Shaheen, Jeff Merkley, Ben Cardin e Chris Van Hollen.

Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o fim de dezembro e já pediu um visto de turista para permanecer por mais temo no país. Ele é alvo de diferentes ações que pedem sua inelegibilidade por abuso de poder e investigado por incitar ataques golpistas.

O governo Lula pode demandar a extradição do ex-presidente caso haja alguma sentença ou pedido de prisão em algum dos inquéritos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link