Senadores sinalizam que são contrários à anistia para golpistas

Atualizado em 3 de março de 2024 às 17:59
Bolsonaristas durante os atos golpistas de 8 de janeiro. Foto: Lucas Neves/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Bolsonaristas clamam por anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro, mas aliados do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmam que a chance de a pauta avançar é mínima. Mesmo a oposição pondera que o tema necessita de apoio popular para progredir no Congresso.

Senadores da base de Lula (PT) se posicionam firmemente contra o projeto de lei pró-anistia, defendendo a responsabilização daqueles que agiram contra a democracia. Há também a preocupação de que a concessão de perdão seja interpretada como reprovação do Congresso ao STF.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), segundo a Folha, distingue a atual situação dos golpistas daqueles militares que foram perdoados após a ditadura militar, enfatizando que não havia uma situação excepcional em 2023 que justificasse a anistia.

Jaques Wagner (PT-BA), senador. Foto: reprodução

Outra questão levantada é a imagem internacional do Brasil ao perdoar pessoas envolvidas na invasão aos Poderes. Bolsonaristas argumentam que nem todos os detidos em Brasília participaram da invasão e da destruição do Palácio do Planalto, do Supremo e do Congresso Nacional.

Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) destaca que a pauta de anistia necessita de mobilização popular para avançar no Congresso, pois depende da reação da sociedade e do contato dos parlamentares com seus eleitores.

O projeto de anistia apresentado por Mourão isenta acusações por dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa ocorridas nas manifestações de 8 de janeiro. Propostas similares tramitam na Câmara, mas enfrentam resistência, inclusive da relatora na CCJ, deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que rechaçou as iniciativas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link