Senna

Atualizado em 24 de maio de 2013 às 13:43

Pesquiso para uma encomenda que recebi: um perfil de Ayrtor Senna.
Vou dar neste vídeo. Um tributo do aclamado programa de tevê britânico Top Gear a Senna no dia em que ele completaria 50 anos, em março de 2010. Achei uma cópia do vídeo com legendas em português, que compartilho aqui no Diário.
No comando do programa está um dos jornalistas mais polêmicos e brilhantes da Inglaterra, Jeremy Clarkson – especializado em carros mas com opiniões contudentes e de enorme repercussão também na política e na economia. (Fiquei feliz ao saber, em minha temporada de fim de ano no Brasil, que a 4 Rodas, dirigida por meu querido e talentoso amigo Sérgio Berezovsky, está publicando as colunas de Clarkson.)
Não vou dizer aqui como viajei com este vídeo rumo aos anos 1980, o ápice de Senna e provavelmente da Fórmula 1, tempos de superpilotos como Senna, Prost, Mansell e Piquet.
“Ah, éramos jovens, éramos jovens”, para usar a frase de Eça de Queiroz no final de Os Maias.
Quero fixar duas coisas.
Primeiro, a maneira como Lewis Hamilton fala de Senna. Como ele lembra exatamente o que estava fazendo no diz em que Senna morreu, a exemplo de milhões de brasileiros e, ficou claro para mim agora, não apenas brasileiros. Em toda a minha vida, vi três vezes uma morte se fixar imediatamente na memória de boa parte da humanidade de forma tão intensa que as pessoas lembram como souberam dela com detalhes pelo resto de seus dias. A primeira vez foi com Kennedy, em 1963. A segunda com Lennon, em 1980. E a terceira com Senna, em 1994.
A segunda coisa que eu queria destacar é a opinião de quem conhece, como diz Clarkson: os pilotos. Eles falam de Senna como o número 1 sem hesitação. Meu favorito naqueles dias, Nigel Mansell, diz que Senna foi o piloto que defendeu seu espaço numa corrida com mais “ferocidade” – um reconhecimento relevante uma vez Mansell, o Leão, foi um mestre neste quesito específico.
Mesmo Schumacher, cujas estatísticas são superiores às de Senna. Ouvido pelo programa, ele diz, em coro com os demais pilotos, que também ele colocaria Senna na primeira colocação entre os maiores.
E agora até logo, porque vou ver o documentário que os ingleses fizeram sobre Senna.