Sentimento pró-PT dispara e supera antipetismo, diz Quaest

Atualizado em 27 de outubro de 2022 às 12:35
Apoiadores do ex-presidente Lula (PT) na Avenida Paulista. Foto: Reprodução

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (26) mostra que o sentimento pró-PT superou o antipetismo na sociedade. É a melhor avaliação do partido nos últimos 45 dias.

35% dos entrevistados disseram gostar do PT, ao passo que 34% afirmaram não gostar. Para 26%, o sentimento é de indiferença, nem declararam preferência, nem rejeitaram.

Em setembro, data do levantamento anterior, os números eram: 31% de apoio, ante 37% de rejeição.

A avaliação positiva do PT coincide com o desempenho eleitoral de seu candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. A sigla é mais bem avaliada entre os mais pobres, as mulheres e em estados da região Nordeste.

Na parcela da população de baixa renda, a pesquisa aponta 43% de aprovação, frente 22% de rejeição. Já entre as mulheres, 37% disseram gostar e 28%, recusaram esse sentimento.

Sua maior rejeição está no Sul e em parcelas do eleitorado masculino. Em estados como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 48% afirmaram não gostar do partido e 24%, disseram gostar. Já entre os homens, 40% de rejeição e 32% de aprovação. Os dados estão em sintonia com o mapa eleitoral de Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link