Sentiu: na madrugada, Bolsonaro ataca manifesto pela democracia pelo Twitter

Atualizado em 29 de julho de 2022 às 7:43
Presidente Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou o manifesto em defesa da democracia pelas redes sociais. Minutos depois, sem mencionar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o chefe do Executivo questionou de que lado estaria a carta.

“CARTA DE MANIFESTO EM FAVOR DA DEMOCRACIA. ‘Por meio desta, manifesto que sou a favor da democracia.’”, tuitou o presidente. “Se eu defender menos transparência nas eleições, financiar ditaduras comunistas na América Latina, manter diálogos cabulosos com o narcotráfico e tentar controlar a mídia, serei chamado de democrata? Ou na verdade isso não depende do que se diz, mas de que lado você está?”.

Foi mais uma resposta à “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito”, texto que será lido no dia 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP e acumula adesões desde que foi aberta ao público na terça-feira (26).

Mais cedo, o presidente criticou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, por atuar na organização do manifesto. Ele disse que o documento tem teor político e visa defender a candidatura de Lula.

Confira as novas publicações abaixo:

Ao ser procurado para envolver a Faculdade de Direito da USP na articulação da carta, seu atual diretor, Celso Campilongo, concordou e disse que poderia hospedar o manifesto no site da instituição. “Seria bom ter umas 200, 300 assinaturas já na largada, para fazer volume”, ponderou.

No entanto, chegou ao site Estado de Direito Já! com pouco mais de 3.000 signatários; dois dias depois, passava de 300 mil adesões. “Veja como pensei pequeno”, brincou o diretor.

O manifesto suprapartidário defende os tribunais superiores, as eleições e a democracia e é considerado uma resposta às ameaças golpistas de Bolsonaro, mas não menciona o nome do presidente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link