“Será respondido”, diz chefe militar de Israel sobre ataque do Irã

Atualizado em 15 de abril de 2024 às 19:55
Herzi Halev, chefe militar de Israel. Foto: Abir Sultan/Reuters

Herzi Halev, chefe militar de Israel, afirmou nesta segunda (15) que o ataque promovido pelo Irã contra seu território no final de semana será respondido. O Gabinete de Guerra israelense realiza reuniões para definir a retaliação, mas ainda não foi detalhado quando e como será a ofensiva.

Durante visita à base aérea de Nevatim, que foi atingida pelo bombardeio iraniano, ele afirmou que Israel ainda avalia quais medidas serão tomadas, mas garantiu que o ataque “será respondido”, apesar do apelo da comunidade internacional contra a escalada do conflito.

Israel decidiu não responder imediatamente após um telefonema do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e do apelo do G7, da ONU (Organização das Nações Unidas) e outros países do Oriente Médio. O ministro do Gabinete de Guerra de Israel, Benny Gantz, já havia ameaçado promover uma retaliação “no momento certo”.

O ataque iraniano ocorreu na noite do último sábado (13) e foi a primeira ofensiva militar direta contra Israel na história, apesar da inimizade entre as nações desde a Revolução Islâmica de 1979. A ofensiva do Teerã foi uma resposta a um ataque de Tel Aviv que matou dois generais e destruiu o prédio de sua embaixada na Síria.

Ataque iraniano foi uma resposta a um bombardeio israelense que destruiu sua embaixada na Síria e matou 8. Foto: Firas Makdesi/Reuters

Na ocasião, o comandante sênior da Guarda Revolucionária Mohammad Reza Zahedi e outras sete pessoas foram mortas. O país alegou que o lançamento de drones e mísseis desse fim de semana ocorreu por “autodefesa” e afirmou que já encerrou sua operação contra Israel, apontando que a ofensiva “atingiu todos os seus objetivos”.

O ataque do Irã não causou muitos danos ao território israelense, já que o país diz ter interceptado 99% dos mais de 300 projéteis disparados. Além da base aérea de Nevatim, uma menina de 7 anos foi hospitalizada após sofrer ferimentos causados por estilhaços.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link