Sergio Moro reclama de decisão do TCU contra Dallagnol: “Vão retaliar?”

Atualizado em 12 de abril de 2022 às 22:25
Moro criticou a decisão do TCU
Moro criticou a decisão do TCU

Sergio Moro usou seu perfil do Twitter na noite desta terça-feira (12) para defender Deltan Dallagnol e Rodrigo Janot. Ele criticou a decisão do TCU, que condenou os aliados do ex-juiz a devolver um valor milionário de dinheiro público.

“A decisão do TCU condenando Deltan Dallagnol, Rodrigo Janot e outros procuradores da Lava Jato a devolver dinheiro de diárias é absurda e insustentável. O trabalho deles já levou à recuperação de 6 bilhões de reais somente para a Petrobras. Vão retaliar o bom trabalho?”, reclamou.

Sergio Moro falou sobre a TCU

Por unanimidade, o Tribunal de Contas da União responsabilizou o ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, e o ex-coordenador da Lava Jato de Curitiba pelo pagamento de cerca de R$ 2 milhões em diárias e passagens a procuradores da força-tarefa. O ex-procurador-chefe do Paraná, João Vicente Romã, também foi condenado.

O Ministério Público junto ao TCU concluiu que a Lava Jato poderia ter investido em opções mais econômicas. Em vez de serem transferidos para Curitiba, sede da operação, os dois recebiam ajuda para trabalhar na capital paranaense, como se estivessem em uma situação transitória. Foi assim que eles justificaram o reembolso por diárias e passagens.

O pagamento foi realizado entre 2014 e 2021 a cinco procuradores da Lava Jato, que eram lotados em outros estados. O total do valor gasto ao longo dos anos soma R$ 2,557 milhões em recursos públicos.

O caso pode afetar a intenção de Deltan em entrar para a política e disputar as eleições deste ano. Em 60 dias, será realizado pelo tribunal um novo julgamento.

Caso o ex-procurador seja condenado novamente, ele pode ser considerado inelegível e perder os direitos políticos.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link