Servidores anunciam mobilização por reajuste salarial

Atualizado em 27 de dezembro de 2021 às 17:06
Bolsonaro
Bolsonaro afirma que não especificou categoria que receberá o aumento

Depois da confusão na Receita Federal, categorias de servidores federais farão uma assembleia conjunta na próxima quarta-feira (29), às 10h30, para decidir sobre os próximos passos da mobilização geral por reajuste salarial. Eles prometem união para cobrar o Palácio do Planalto sobre o reajuste salarial dos funcionários públicos em 2022.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em live na semana passada, que não especificou que categoria receberá aumento no contracheque no próximo ano. O Orçamento de 2022 prevê R$ 1,7 bilhão para reajustes salariais de servidores. Bolsonaro pretendia elevar as remunerações das carreiras policiais federais.

Bolsonaro ainda afirmou que gostaria de dar um aumento para todos os servidores públicos, mas não é possível por restrições econômicas. De acordo com ele, “todos os servidores são importantes”.

A greve dos servidores da Receita Federal, aprovada na última quinta-feira (23) após reunião do Sindicato Nacional dos Auditores (Sindifisco), começou nesta hoje (27).

Leia mais:

1- Só 2,1% da verba federal de prevenção de desastres foi destinado ao Sul da Bahia

2- Uma agenda de esquerda para 2022-2023. Por Rudá Ricci

3- Mulher agride idoso por não estar usando máscara no avião

Reajuste salarial apenas para policiais causa descontentamento entre os servidores

Desde a última semana, mais de 600 diretores e chefes do Fisco entregaram seus cargos após o anúncio de reajuste aos policiais. Eles justificaram que o aumento salarial só foi possível depois de um corte de R$ 675 milhões no orçamento da Receita em 2022. Eles ainda questionam a falta de regulamentação do bônus por produtividade.

Bolsonaro afirmou não tem a intenção de prejudicar ninguém e voltou a culpar o teto de gastos pela impossibilidade de reajustar salário.

“A gente não quer furar teto, fazer nenhuma estripulia, mas não custava nada atendê-los. Ninguém pode prometer nada se não está no Orçamento. Realmente, o servidor está com dificuldade”, disse, na sexta-feira (24).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link