Sete anos após tragédia, governo de Minas autoriza Samarco a ampliar mineração em Mariana

Atualizado em 16 de maio de 2022 às 14:29
Governo de Minas autoriza Samarco a ampliar mineração
Rompimento da barragem ocorreu em 2015. Foto: Reprodução

A mineradora Samarco foi autorizada pelo governo de Minas Gerais a a ampliar suas atividades no Complexo Minerário Germano, localizado entre as cidades de Mariana e Ouro Preto.

A autorização abrange as atividades no local onde funcionava a barragem de Fundão, rompida em 2015, que causou a morte de 19 pessoas e diversos danos ambientais.

O Conselho Estadual de Política Ambiental validou o pedido da mineradora para atividades em 35 hectares de mata atlântica nativa, sendo 11 em Área de Preservação Permanente. De acordo com o órgão, a liberação é necessária para manter a continuidade da exploração mineral e potenciar o aproveitamento de minério nas minas que ficam na bacia do Rio Doce.

Em nota, a Samarco informou que “o pedido foi feito para atender o atual momento da empresa, que opera com 26% de sua capacidade produtiva, e não para a retomada total das atividades”.

Segundo a empresa, “as compensações florestais pela supressão estão sendo devidamente realizadas, conforme a legislação, com a preservação de 128 hectares, que representa mais de três vezes a área suprimida”. A mineradora destacou ainda que a autorização seria apenas uma ampliação e que não representa uma nova licença de exploração.

Depois do desastre, a empresa voltou com as atividades mineradoras em dezembro de 2020 e quer alcançar 100% de capacidade produtiva até 2029.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link