Simulador de aposentadoria bate recorde na Bahia

Atualizado em 24 de novembro de 2023 às 8:44
Ambiente simulador de aposentadoria. Foto: Divulgação

De maio a outubro deste ano, os servidores estaduais realizaram mais de 73 mil visitas ao ambiente do simulador de aposentadoria, reserva e reforma do RH Bahia, o sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do governo do Estado. O número é um indicativo da consolidação no uso da ferramenta digital, criada para auxiliar os funcionários públicos a planejarem o futuro, além e contribuir para facilitar o trabalho de instrução de processos de aposentadoria realizado pelos órgãos estaduais.

Antes da solução informatizada, sempre que se iniciava um processo de instrução de aposentadoria, era preciso levantar uma série de dados como idade e tempo de contribuição do servidor, para a partir daí verificar as regras pertinentes ao caso e projetar os diferentes cenários possíveis para a aposentadoria.

Para a procuradora Mariana Moreira, do Núcleo de Previdência da Procuradoria Geral do Estado (PGE), uma das principais vantagens trazidas pelo simulador é justamente o fato de oferecer aos servidores uma oportunidade de identificar necessidades de ajustes e providências para agilizar a concessão da aposentadoria, como a averbação de tempo de serviço. ”Outro ponto positivo é porque as regras de aposentadoria são muito mais complexas hoje e o simulador facilita o acesso dos servidores às informações”, ressalta.

Para utilizar ao simulador de aposentadoria, os servidores efetivos devem ingressar com login e senha na área de acesso restrito do Portal RH Bahia. Com navegação fácil e intuitiva, a ferramenta permite que o profissional visualize as datas previstas para seu ingresso para a inatividade, de acordo com as regras previdenciárias nas diferentes modalidades de aposentadoria (compulsória, por idade ou tempo de contribuição. etc.).

As informações são extraídas da base de dados do sistema de Recursos Humanos do Estado. Caso identifique alguma inconsistência, o servidor deve entrar em contato com a sua Coordenação de Recursos Humanos.

Com informações da Ascom/Saeb

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link