Sindicalistas se unem e pedem cassação do Mamãe Falei

Atualizado em 6 de março de 2022 às 19:16
"Faz live machista, sexista e misógina", diz Lenio Luiz Streck
Deputado Arthur do Val / Reprodução

Uma petição eletrônica colhe assinaturas em apoio à cassação do mandato do deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe Falei”.

A petição, que já reúne 55 mil assinaturas vem sendo amplamente compartilhada nas redes sociais. Ela foi motivada pelas declarações de objetificação sexual de mulheres ucranianas, em vulnerabilidade pelo ataque russo. Em áudio, Val menciona que mulheres ucranianas na fila da busca por refúgio são “fáceis por serem pobres”.

A petição apoia o pedido de cassação que a deputada Mônica Seixas (PSOL-SP) anunciou que vai formalizar junto ao Legislativo estadual. Ainda, o texto da petição afirma que “o deputado esteve na Ucrânia sem ter formalizado licença do cargo” e que esteve no palco da guerra para “fazer sensacionalismo em suas redes sociais”.

LEIA MAIS:

1 – Renan Santos vaza áudio para defender MBL: “Não fizemos nada de errado”
2 – O império da hipocrisia. Por Gilberto Maringoni
3 – Mamãe Falei, Arthur Aguiar e as mulheres traídas. Por Nathalí

Os áudios de Mamãe Falei

Na última sexta-feira (4), Arthur do Val enviou áudios a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL) com uma série de comentários sexistas sobre refugiadas ucranianas. Nas mensagens, o deputado, que estava na Ucrânia, afirma que as refugiadas que ele encontrou na fronteira “são fáceis porque são pobres”. Ele diz também que a fila das baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.

Nos áudios, “Mamãe, falei” ainda diz: “Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”.

A petição movida contra Arthur do Val finaliza: “É inadmissível que um sujeito como este ocupe um cargo público no parlamento e passe impune diante de tanta barbaridade machista. Exigimos que a Assembleia Legislativa de São Paulo casse o mandato de Arthur do Val e que ele seja responsabilizado na justiça pelas atrocidades machistas proferidas. Apoiamos a iniciativa anunciada pela deputada Monica Seixas (PSOL-SP), que solicitou esclarecimentos ao parlamentar e indicou o pedido de cassação do deputado. Fora Mamãe Falei! Pela cassação de Arthur do Val! Machistas não passarão!”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link