Site Metrópoles liga demissão de fotógrafo a pressão de Moraes e dá munição a golpistas

Atualizado em 8 de agosto de 2025 às 8:44
Alexandre de Moraes mostrando dedo meio no jogo do Corinthians. Foto: Alex Silva/Estadão

O site Metrópoles publicou nesta quarta-feira (6) que o fotógrafo Alex Silva, autor da imagem em que o ministro Alexandre de Moraes aparece mostrando o dedo do meio durante um jogo entre Corinthians e Palmeiras, foi demitido pelo jornal O Estado de S.Paulo. O texto sugere que o desligamento tem relação com a repercussão da foto, insinuando pressão do ministro do Supremo Tribunal Federal.

A narrativa foi rapidamente incorporada por figuras como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o advogado influencer André Marsiglia, que passaram a usar o episódio para atacar Moraes nas redes sociais. Segundo o Estadão, a saída do fotógrafo estava prevista como parte de uma redução de quadro na editoria de Fotografia e seguiu “critérios exclusivamente administrativos”.

Alex Silva, de 63 anos, trabalhou no Estadão por 23 anos e é conhecido por sua cobertura esportiva. Ao Metrópoles, disse não ter recebido “uma justificativa concreta” para a dispensa e afirmou acreditar que o jornal deu “pouco destaque” para o registro. O Estadão contestou, afirmando que a foto foi publicada em posição de destaque no site e na edição impressa, repercutida por colunistas e distribuída a outros veículos, incluindo o próprio Metrópoles.

O episódio se tornou mais um combustível para a ofensiva digital bolsonarista contra Moraes, que vem sendo alvo de ataques desde que determinou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por descumprimento de medidas cautelares.

A nota do Estadão na íntegra:

O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos.

Não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes feita pelo profissional durante uma partida do Corinthians. A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo. Permaneceu na home durante toda o dia seguinte e também foi publicada em espaço importante na edição impressa.

O jornal ainda pautou uma reportagem para informar ao público o contexto em que a imagem tinha sido obtida. Colunistas do jornal repercutiram a fotografia do ministro em textos e vídeos. Por meio do Estadão Conteúdo, a imagem foi vendida para inúmeros veículos, inclusive para o Metrópoles.

O Estadão jamais abrirá mão de seu compromisso histórico com a liberdade de expressão e os mais altos padrões de independência editorial.

Alexandre de Moraes, Metrópoles, Nikolas Ferreira, fotógrafo Alex Silva, Estadão, STF, bolsonaristas, Copa do Brasil, Corinthians, imprensa brasileira

Kiko Nogueira
Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.