Site russo diz que negociações alcançaram “certas decisões”

As informações da reunião entre os dois países foram reveladas

Atualizado em 28 de fevereiro de 2022 às 14:33
Rússia e Ucrânia
Rússia e Ucrânia. Foto: Getty Images / MicroStockHub/Reprodução

Comitivas da Rússia e da Ucrânia fizeram a primeira reunião após o início da guerra. Moscou e Kiev encontraram pontos que podem ser acordadas durante as negociações de cessar-fogo organizadas pela Bielorrússia. As informações são do site Russia Today.

Os dois países, hoje em guerra, retornarão para suas consultas antes da próxima rodada, disseram ambas as delegações a repórteres depois do término das negociações na segunda-feira (28).

O principal objetivo das negociações era discutir um cessar-fogo na Ucrânia, disse Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Os dois lados identificaram uma série de tópicos prioritários, sobre os quais “certas soluções foram delineadas”, acrescentou.

As duas delegações encontraram pontos sobre os quais podem ser alcançadas posições comuns, confirmou Vladimir Medinsky, assessor do presidente russo Vladimir Putin.

Essas conversas, que duraram quase cinco horas, ocorreram na Bielorrússia, perto das fronteiras russa e ucraniana. A próxima rodada acontecerá na fronteira entre Bielorrússia e Polônia, disse Medinsky.

A delegação da Ucrânia foi liderada pelo ministro da Defesa, Alexey Reznikov, e sua principal demanda foi um cessar-fogo imediato e a retirada de todas as tropas russas do país.

Zelensky disse no domingo que não acreditava realmente que as negociações seriam bem-sucedidas, mas achava que eram “uma chance, por menor que seja, de diminuir a situação”.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO: Na ONU, embaixador da Ucrânia compara Putin a Hitler e sugere que ele se suicide
2 – Jogador tenta fugir da Ucrânia e cobra Bolsonaro: “O que você vai fazer?”
3 – Bolsonaro desmente a si mesmo e ataca imprensa

Agências falam em reunião “sem acordo”

Os veículos de comunicação Deutsche-Welle, Reuters e AFP afirmam que a reunião entre as delegações da Ucrânia e da Rússia terminou “sem acordo entre os países”.

Esses órgãos de comunicação se baseiam em informações da Tass, outra agência de notícias russa. A reunião teve início às 8h (horário de Brasília).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link