“Situação tranquila”, disse Ibaneis a Dino durante ato terrorista em Brasília

Atualizado em 9 de fevereiro de 2023 às 23:56
O governador afastado do Distrito Federal, o advogado Ibaneis Rocha (MDB)
Foto: Reprodução

Durante o ataque terrorista de 8 de janeiro em Brasília, Ibaneis Rocha, governador afastado do Distrito Federal, afirmou que tinha identificado uma “situação tranquila”. Horas depois, no fim da tarde, ele cogitou chamar o Exército para ajudar a conter os golpistas. A informação é do g1.

Em mensagens extraídas pela Polícia Federal do celular de Ibaneis, a corporação identificou contatos com o delegado Fernando de Souza Oliveira, então secretário de segurança em exercício, e com Flávio Dino, ministro da Justiça.

Às 11h21 do dia, o então governador do DF encaminhou um relato do delegado a Dino dizendo que havia cerca de 2,5 mil pessoas na região. “Verificou-se chegada de mantimentos (alimentos,água, material de higiene) e instalação de diversas barracas de camping e lona”, afirmou Ibaneis, dizendo que identificou uma “situação tranquila”.

Ele também encaminhou uma mensagem de áudio de Fernando a Dino. Nela, o secretário diz: “Bom dia, governador! Passando pro senhor as últimas notícias…da madrugada e do início do dia…não houve nenhuma intercorrência relacionada aos manifestantes. Tudo bem tranquilo, eles estão lá no…a maioria no QG, mas de forma pacífica e tranquila”. Em resposta, o ministro afirmou: “Obrigado, amigo”.

Às 14h31, o governador afastado encaminhou um novo áudio do secretário a Dino. Na mensagem, Fernando afirmou: “Até agora nossa Inteligência está monitorando e não há nenhum informe de questão de agressividade ligada a esse tipo de comportamento. Então esse é o último informe pro senhor…Tem aproximadamente 150 ônibus já no DF, mas todo mundo de forma ordeira e pacífica”.

Cerca de duas horas depois, às 16h43, os terroristas haviam invadido os prédios e depredado instalações públicas. Ibaneis havia recebido uma ligação de Dino, mas não atendeu, e preferiu alertar Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal(STF), que os golpistas estava invadindo o prédio do Congresso Nacional.

No horário, o então governador já havia recebido relatos do secretário sobre a gravidade da situação e escreveu para Dino: “Vamos precisar do Exército”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.