Sleeping Giants apresenta ação na Justiça para impedir que Jovem Pan delete vídeos com discurso de ódio

Atualizado em 19 de janeiro de 2023 às 21:41
Logo Jovem Pan. Foto: Reprodução

O Sleeping Giants Brasil entrou com uma ação no Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo que o Google Brasil seja obrigado a preservar os vídeos publicados no canal da Jovem Pan no YouTube. Segundo o movimento, a medida é necessária para manter provas que estariam sendo apagadas. Com informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Segundo levantamento feito pela própria organização, a emissora já teria deletado 417 vídeos que conteriam ataques ao sistema eleitoral, informações falsas sobre a vacina contra a Covid-19, discurso de ódio, desinformação sobre a emergência climática e incitação aos atos terroristas.

A emissora teria cerca de 2.309 vídeos publicados na plataforma.

Os vídeos começaram a ser excluídos após um inquérito aberto pelo Ministério Público Federal contra a empresa, que investiga a disseminação de desinformação e o apoio aos atos antidemocráticos em Brasília.

À Justiça, o Sleeping Giants Brasil diz que, ao apagar ou ocultar os vídeos da plataforma, a Jovem Pan estaria se esquivando de eventual responsabilidade “pela sua conduta sistemática de difundir conteúdos ilícitos”.

“Ainda que o ambiente democrático seja constituído essencialmente por diferenças, inclusive políticas, a disseminação de medo e desinformação é expressão de abuso do exercício do direito de informação e da liberdade de expressão e fere frontalmente a ordem constitucional democrática vigente”, diz a ação. “Os impactos práticos de discursos odiosos são graves, e no Brasil não faltam lamentáveis exemplos de resultados fatais”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link