Só existe um cenário possível no STJ: Lula continuará preso. Por Fernando Hideo Lacerda

Atualizado em 23 de abril de 2019 às 11:54
Lula (Nelson Almeida/AFP)

Publicado no perfil de Facebook do autor

POR FERNANDO HIDEO LACERDA, advogado

Porque nunca foi sobre justiça, apenas perseguição política. A soltura de Lula não depende do direito, mas das forças políticas e econômicas que pilham a soberania popular.

Esse processo penal de exceção é a reedição contemporânea da repressão tradicionalmente desferida contra as classes populares, que hoje se volta contra sua maior liderança política.

Para eliminar o inimigo político, a forma tosca de negação ao direito de defesa dos excluídos foi atualizada em técnicas sofisticadas de manipulação fraudulenta dos instrumentos processuais para ocultar arbitrariedades num verniz de legalidade.

Ao fracassar reiteradamente nas urnas, foi preciso se valer do sistema de justiça associado às engrenagens de fake news para viabilizar um projeto autoritário através do assassinato de reputações, seja em perseguições penais fraudulentas, em narrativas fantasiosas no submundo do whatsapp ou na superfície antagonista do discurso fascista.

Da tragédia à farsa, é apenas mais do mesmo: os donos da riqueza usurpando a soberania popular para impor seu projeto político e econômico de eliminação dos seres inúteis (pobreza) ou inconvenientes (resistência democrática) ao mercado.