Sob risco de expulsão do Brasil, embaixador de Israel não vai a ato de Bolsonaro

Atualizado em 21 de fevereiro de 2024 às 12:46
O embaixador Daniel Zonshine ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro e de parlamentares bolsonaristas. Foto: Reprodução

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, não vai participar do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista no próximo domingo (25). Ele, que é bolsonarista e corre risco de ser expulso do país, tomou a decisão de não ir ao evento em meio a uma crise diplomática entre os governos brasileiro e israelense.

Integrantes da diplomacia israelense afirmam que ele não recebeu nenhum convite oficial e que, mesmo se fosse chamado, não compareceria ao ato. O ex-presidente também disse desconhecer “completamente” qualquer convite feito a Zonshine.

A Embaixada de Israel no Brasil afirmou, por meio de nota, que Zonshine não participará do ato “nem qualquer outro representante diplomático israelense”. “Respeitamos a liberdade de expressão no Brasil e preferimos ficar fora do debate político interno”, diz o comunicado.

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine. Foto: Reprodução

A ideia de convidá-lo para o evento surgiu após o advogado e assessor de Bolsonaro Fábio Wajngarten dizer que sugeriu seu nome ao pastor Silas Malafaia, idealizador e financiador do ato. “Certamente será muito bem recebido e acolhido”, afirmou em post no X (ex-Twitter).

Representante do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, ele já gerou conflito no governo ao participar, em novembro do ano passado, de reunião com o ex-presidente e parlamentares bolsonaristas.

Com a nova crise diplomática entre os governos dos dois países, o presidente e seus principais assessores discutiram expulsá-lo do Brasil. A medida é vista como “drástica” e “indesejável”, mas levada em consideração caso o conflito se agrave.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.