Na manhã desta segunda-feira (30), mais vítimas das fortes chuvas no estado do Pernambuco foram encontradas. Ao todo, foram 87 mortes por todo o estado. Na noite do último domingo (29), foi anunciado a identificação de 79 mortos desde a última sexta-feira (27). O comunicado foi feito pelo governador do estado, Paulo Câmara (PSB).
Pelo estado, 14 municípios já decretaram situação de emergência, a capital Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbauba e Camaragibe.
Além disso, ainda há muitos relatos de pessoas desaparecidas, ainda sem um número exato, segundo o governador do estado, o que não descarta uma quantidade maior de vítimas. Segundo ainda a Defesa Civil, principalmente na região metropolitana do estado e na Mata Norte, o número de desabrigados por conta das chuvas já chega a 3.957.
“Não temos o número de desaparecidos com previsão, mas tem relatos de vítimas das chuvas não encontradas ainda, mas são números que não temos segurança em relação ao quantitativo. Número de desabrigados e desalojados variam muito, cada município divulga esse número, mas ainda não temos a precisão adequada”, declarou o governador.
Ele ainda informou que foram reforçadas as equipes de busca por desaparecidos, coma ajuda das Forças Armadas.
“Foi uma tragédia muito grande, e estamos desde então disponibilizando equipes, todo o efetivo que tínhamos disponibilizamos na madrugada do sábado. Tivemos desde ontem à noite o reforço das forças armadas, o Exército e a Marinha nos apoiando. E estados vizinhos também encaminharam efetivo, e estão concentrados em 12 pontos mais críticos, onde existe ainda notícias de desaparecimento de pessoas”, disse Câmara.
“Ainda temos previsão de continuidade das chuvas e os trabalhos de buscas de pessoas soterradas em 12 pontos da Região Metropolitana do Recife. A determinação para a Secretaria de Defesa Social e o Corpo de Bombeiros é que nossas equipes permaneçam nos locais até que a última vítima seja resgatada”, continuou.