Soberania será tema do 7 de Setembro de Lula, com direito a recado a Trump

Atualizado em 1 de setembro de 2025 às 7:34
O presidente Lula (PT) durante desfile do 7 de Setembro em 2024. Foto: Ricardo Stuckert /PR

O desfile de 7 de Setembro de 2025, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, vai levar à avenida mensagens políticas e ambientais. Com o mote “Brasil Soberano”, o evento organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) terá como destaque um recado direto ao governo Donald Trump e a exaltação da COP30, que acontece em Belém (PA) no início de novembro, conforme informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, o primeiro eixo temático do desfile, chamado “O Brasil é dos Brasileiros”, terá nove pessoas, entre crianças e adultos, desfilando com camisetas amarelas que, juntas, formarão a palavra “SOBERANIA”.

Um grande bandeirão com a frase “Brasil Soberano” reforçará o recado. A mensagem é direcionada a Donald Trump, após o tarifaço de 50% contra produtos brasileiros e as sanções aplicadas a autoridades nacionais, como a revogação de vistos.

Exaltação à COP30 e ao Novo PAC

No segundo eixo, o desfile terá crianças vestidas com camisetas com a logo da COP30 e carregando mudas de plantas, em referência à conferência climática da ONU. Além disso, haverá uma faixa destacando o Novo PAC, que o governo Lula apresenta como o maior programa de investimentos da história do país.

Brasil do Futuro e programas sociais

O último eixo, batizado de “Brasil do Futuro”, vai destacar políticas sociais do governo. O programa Pé-de-Meia, considerado a principal novidade da terceira gestão de Lula na área da educação, terá destaque especial.

Atletas beneficiados por programas federais também participarão do desfile, assim como o personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação no Brasil.

Zé Gotinha em carro dos Bombeiros no Desfile de 7 de Setembro. — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Zé Gotinha em carro dos Bombeiros no Desfile de 7 de Setembro em 2024. Foto: Ricardo Stuckert