Sobre o jornal impresso que durou cinco semanas e outras notícias do mundo digital – Por José Eduardo Mendonça

The North’s National

Mais uma tentativa que dá errado e fecha as portas muito antes do previsto. A causa: falta de público. O britânico

24 – The North’s National vai parar de circular cinco semanas depois de ser lançado.

O grupo CN, que o publicava, disse estar “orgulhoso do design e do conteúdo, mas infelizmente as vendas de exemplares não são altas o bastante para justificar a continuação da publicação diária”.

A empresa afirma que sempre se tratou de um risco calculado para saber se havia uma brecha no mercado. “Lançamos rápido, fracassamos rápido e aprendemos muito no processo”.

Parece, no entanto, que a lição não foi bem aprendida: “Não diminuiu nosso apetite de tentar novas publicações, sejam impressas ou digitais”.

Um grupo britânico de muito maior porte, o Trinity Mirror, fechou seu New Day em maio, nove semanas depois do lançamento. Uma das razões foi ter confiado demais em pesquisa de mercado. Uma coisa é uma pessoa responder a uma delas dizendo que compraria um novo jornal. Outra coisa é comprá-lo.

Outro erro é usar como alvo consumidores que pararam de comprar uma grande publicação por estarem insatisfeitos. O que eles não querem é um substituto, comenta o Guardian.

Empresas de conteúdo digital caminham para a TV

Companhias como Vox Media, BuzzFeed e Mashable se aproximam das telinhas, mesmo que não na velocidade esperada.

Atualmente, elas estão mais dispostas a falar sobre o assunto de trabalho em projetos de TV, depois que a Vice abriu caminho e lançou seu canal próprio em Viceland.

Para os publishers digitais, a TV é tida como grande oportunidade de alcançar uma grande audiência e potencialmente fazer muito dinheiro com publicidade e acordos de licenciamento, em um momento que o setor busca novas fontes de receita.

Há uma diferença nos processos. TV toma mais tempo, com um longo ciclo da ideia ao lançamento. O digital é mais ágil. As empresas vão ter de se adaptar. “Não é uma coisa negativa. É assim que é até que alguém mude as coisas”, disse ao AdAge Eric KOrsh, veterano de TV que dirige o Mashable Studios.

Em março, o CEO da Mashable, Peter Cashmore, disse ao Hollywood Reporter que criaria quatro programas digitais curtos para o canal Bravo. A Vox Media também vai chegar a TV, com um programa em um canal da A&E Networks.

Marketing global vai gastar U$ 1 trilhão em 2017

O relatório This Year, Next Year, do Group M, acredita que o dinheiro gasto em publicidade vai crescer 4.3% em 2017, chegando a U$ 1 trilhão.

Na China, o crescimento foi revisto, de 9.1% para 6.6% em 2016. No ano que vem, deverá ser de 7%. Já no Brasil, a expectativa caiu de 7% para 1% este ano, por conta de recessão, desemprego e o golpe político.

Adam Smith, diretor de futuros do Group M, explicou que a mais importante tendência a surgir da pesquisa foi o alto interesse na automação no digital. Segundo disse à Campaign, “é a primeira vez que tenho um interesse amplo em programático. A idéia da automação tem grandes riscos e possibilidades. Dá uma plataforma comum para gerenciamento de dados, mas abre riscos de visibilidade e fraude”;

O gasto digital continua a crescer em escala, mas isto está desacelerando. Foi de 18% em 2015, 14% em 2016 e deverá ser de 12% em 2017. Mas 99% de todo o ganho líquido em publicidade vai ser digital em 2016.

Na mídia tradicional, a TV resiste e a mídia impresssa continua com as maiores perdas.

Fiquem tranquilos. Ainda haverá mais duas temporadas de Game of Thrones

A oitava temporada será a última da consagrada série da HBO, Game of Thrones, anunciou a empresa esta semana.

De qualquer forma, os fãs de Westeros não vão ficar totalmente na mão. Já foi discutida a criação de um spinoff, embora a HBO afirme que não haja planos concretos.

A sétima temporada começará a ser filmada no norte da Irlanda nas próximas semanas. Ela irá ao ar em meados de 2017 e terá sete capítulos, e não os dez costumeiros.

Game of Thrones levou 23 Emmys este ano. Não sabe quantos episódios terá a oitava temporada, informa o Guardian

 

José Eduardo Mendonça

José Eduardo Mendonça passou por importantes órgãos da imprensa brasileira, como Exame, Gazeta Mercantil e Folha de São Paulo, na qualidade de repórter, editor ou diretor. Escreve sobre as tendências da mídia em seu blog zemediamix.wordpress.com/.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
José Eduardo Mendonça

Recent Posts

Entenda como o Centrão pode salvar mandato de Moro

A cassação do senador Sergio Moro (União-PR), considerada praticamente certa por quase todos os parlamentares,…

9 minutos ago

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

6 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

7 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

8 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

8 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

9 horas ago