
Uma comitiva formada por 15 organizações da sociedade civil brasileira iniciou, nesta segunda-feira (22), uma missão aos Estados Unidos para encontros em Nova York e Washington. A agenda se estende até 1º de outubro e inclui reuniões com entidades de direitos humanos, universidades, sindicatos e organismos internacionais, com foco na defesa da democracia, do meio ambiente e dos povos indígenas.
A iniciativa é organizada pelo Washington Brazil Office (WBO), com apoio da Amazon Watch, da Wola (Washington Office for Latin America), do CEPR (Center for Economic and Policy Research), da Associação Bem-Te-Vi Diversidade e do Instituto Umbuzeiro. Trata-se da primeira mobilização do tipo desde a imposição de sobretaxas dos EUA contra o Brasil no contexto do julgamento da tentativa de golpe de Estado e da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Entre os interlocutores da missão estão a Câmara de Comércio Brasil-EUA, a Freedom House, a CIDH da OEA, a Secretaria Geral da ONU, além da Universidade Georgetown e a central sindical AFL-CIO. Também estão previstos diálogos com escritórios de parlamentares no Capitólio, think tanks e meios de comunicação norte-americanos.

Segundo James N. Green, presidente do Conselho Diretivo do WBO, a comitiva pretende reforçar a visão da sociedade organizada sobre os principais desafios enfrentados pelo Brasil. “A solidez da defesa internacional da democracia brasileira passa pelas mãos da sociedade organizada”, afirmou.
As entidades participantes incluem a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), a ABGLT, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), a Plataforma Cipó, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entre outras. Todas integram a Aliança Brazil Office, rede criada para ampliar a incidência internacional de organizações brasileiras.
O objetivo central é articular alianças, denunciar ameaças à democracia e ao meio ambiente e propor soluções conjuntas entre sociedade civil brasileira e americana. A expectativa é que os encontros ampliem o apoio internacional às pautas defendidas pelas organizações do Brasil.