Sociólogo italiano Domenico De Masi morre aos 85 anos

Atualizado em 9 de setembro de 2023 às 11:29
Lula e Domenico De Masi na Itália. Foto: Ricardo Stuckert
Domenico De Masi, um dos mais conhecidos sociólogos italianos, morreu neste sábado aos 85 anos.Autor do best seller “O Ócio Criativo”, De Masi lecionou na Universidade de Sassari, na Universidade de Nápoles “L’Orientale” e na Federico II de Nápoles e durante muitos anos na Sapienza de Roma, onde entre outras coisas foi diretor da Faculdade de Ciências da Comunicação e professor emérito de Sociologia do Trabalho.

Morreu após uma doença rápida e grave, segundo a imprensa italiana. Nascido em Molise e criado na Campânia, era um rosto conhecido pelas suas inúmeras aparições na televisão.

Nascido em Rotello, na província de Campobasso, em 1938, Domenico De Masi cursou o ensino médio em Caserta e formou-se em Direito pela Universidade de Perugia. Após a formatura teve sua primeira experiência no exterior, com o doutorado em Sociologia do Trabalho em Paris, sob orientação de Alain Touraine.

Era chamado de “sociólogo dos trabalhadores”.

Encontro fundamental para o crescimento de Domenico De Masi foi com o empresário Adriano Olivetti, com quem trabalhou por um curto período. Em 1970 aceitou a cátedra de sociologia na faculdade de ciências políticas da Universidade de Cagliari, onde trabalhou junto com Gustavo Zagrebelsky, Valerio Onida e Luigi Berlinguer.

Antes de chegar à “Sapienza” de Roma e tornar-se reitor da Faculdade de Ciências da Comunicação, lecionou durante três anos (de 1974 a 1977) na Faculdade Federico II de Nápoles.

Era amigo de Lula. Em junho, encontrou-se com o presidente brasileiro na Itália. Domenico visitou Lula em 2019, quando ele ainda estava preso em Curitiba.

“Somos amigos de longa data. Para você ter uma ideia, o Lula estava junto comigo quando o [Oscar] Niemeyer me presenteou com aquele lindo projeto do auditório de Ravello”, disse.