Sóstenes usa fake news sobre fetos em cosméticos para justificar PL do aborto

Atualizado em 18 de junho de 2024 às 19:04
O deputado bolsonarista Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do PL do aborto. Foto: Agência Câmara

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), principal autor do PL do aborto, divulgou fake news nas redes para tentar dar força ao projeto. Ele inventou que fetos de bebês abortados são usados na indústria de cosméticos, o que não existe qualquer evidência.

“Urgente: Descubra a verdade por trás das motivações do aborto e a relação com empresas multimilionárias que utilizam fetos em produtos farmacêuticos”, escreveu o deputado bolsonarista. A publicação já tem mais de 1 milhão de visualizações no X (ex-Twitter) e no Instagram.

No vídeo que acompanha o post, ele diz que a campanha contra o projeto é um movimento promovido por “abortistas e esquerdistas” e que o americano George Soros estaria “patrocinando” pelo mundo o “assassinato de bebês indefesos”.

O bolsonarista usa informações sobre o livro “Babies for Burning” (1974), que diz que os fetos fazem parte de uma “linha de subprodutos” e são vendidos a fábricas de cosméticos. A informação foi desmentida ainda na década de 1970 e os autores do livro pediram desculpas pela mentira publicada.

Ele também usa dois vídeos editados e falsos de 2015 que supostamente mostrariam a presidente da ONG de saúde reprodutiva Planned Parenthood detalhando como funcionaria o mercado de material fetal.

Apesar de já ter o post desmentido, Sóstenes afirmou à Folha de S.Paulo que mantém sua “posição firme sobre a importância de discutir questões éticas e morais relacionadas à indústria de cosméticos e ao uso de materiais biológicos”.

O vídeo continua no ar nesta terça (18) e conta com uma “nota da comunidade”, informações complementares adicionados por outros usuários do X (ex-Twitter).

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link