
A Netflix realizou uma ação de marketing sensorial no Metrô de São Paulo para promover a série Senna, mas o resultado foi negativo, gerando tumulto, pânico e ferimentos. A intervenção ocorreu no túnel que conecta as linhas Verde e Amarela e simulava sons de um autódromo com efeitos visuais de luzes coloridas.
No entanto, muitos passageiros confundiram os sons altos e as luzes vermelhas com um possível tiroteio ou situação de emergência, desencadeando correria e confusão. Uma pessoa foi pisoteada e precisou de atendimento médico.
O incidente rapidamente chamou a atenção de internautas. Na última quarta-feira (27), uma usuária questionou no Twitter/X se havia ocorrido um tiroteio na linha amarela: “Alguém tá sabendo algo sobre um tiroteio na linha amarela do metrô em São Paulo agora pela manhã?”
Ontem 27/11/2024, a @gabysz_b estava gravando a divulgação da Netflix do filme Senna disponível na transferência entre as estações Consolação, Linha 2 Verde e Paulista na Linha 4 Amarela do Metrô e foi surpreendida pela correria. pic.twitter.com/6qsxtLHrVn
— São Paulo Sobre Trilhos (@spsobretrilhos) November 28, 2024
Nos comentários, outros usuários esclareceram que a confusão se tratava de uma ação de marketing da Netflix. Em paralelo, uma das vítimas do tumulto publicou um vídeo relatando sua experiência de pânico durante a baldeação.
A jornalista Carolina Costa compartilhou nas redes sociais detalhes do episódio que vivenciou. Segundo ela, o ambiente criado pela ação incluía luzes vermelhas, amarelas e verdes, além de sons altos simulando corridas de carros. O cenário, aliado a gritos para evacuação, desencadeou o caos.
“Gritaram que era para correr lá em cima nas escadas rolantes, por conta do barulho, alguém se assustou. E você soma luzes vermelhas que já indicam atenção, alguém gritando que é para correr, está todo mundo em um túnel e o que aconteceu? Sim, todo mundo começou a correr, pessoas caindo, eu caí, me pisotearam, foi horrível, horrível”, lembrou.
Quem passa na estação Consolação/Paulista percebeu a divulgação da série Senna da Netflix no teto da passarela. #netflix#senna#viaquatro pic.twitter.com/wFTBGRcaVj
— O que é um peido ? pra quem está cagado ?! (@sofaecama) November 27, 2024
A usuária do microblog acrescentou: “É uma sensação de que você vai morrer, porque a gente vê essas coisas em filmes, você não espera que vai acontecer com você. Foi horrível, tive uma crise lá. Não estou conseguindo… Acabou de acontecer. Eu não estou conseguindo relembrar porque me dá uma ansiedade terrível, porque eu fechei os olhos, não queria mais abrir porque eu achei que eu ia morrer pisoteada ali hoje”.
“O barulho que eles colocaram com a contagem e com a iluminação vermelha, é o barulho do autódromo, é um barulho extremamente alto de corrida. Por isso que vocês sempre veem as pessoas de fone, que trabalham lá embaixo na pista de corrida. Agora vocês pensem nesse barulho no túnel que existe aqui na linha amarela para ter acesso na linha amarela, saindo da linha verde para linha amarela do metrô”, seguiu.
Carolina afirmou que tentou se segurar, mas não conseguiu: “Eu ainda tentei me segurar, mas como é um túnel, as paredes são curvas, eu não consegui. E aí um moço caiu em cima de mim. Eu tentei pegar minha mochila para colocar no meu peito, porque imaginei que eu ia ser pisoteada nessa região e eu não queria. Eu queria proteger essa parte para não me prejudicar tanto”.
“E aí a sensação de morte muito forte, com aquele grito e correria e horrível, mas assim precisam urgentemente pausar essa parte da sensorial, essa parte dessa combinação de barulho estrondoso com uma iluminação vermelha num túnel onde, gente, são milhares de pessoas que passam ali por dia, sabe? Não, não tem. Você vai botar uma pessoa para correr num labirinto, sabe, podia ser pior hoje”, imaginou ela.
Passando pela linha 4 do metro hoje e essa promo da série do Senna da @netflix . Caiu até um cisco no olho de ouvir o som do carro passando ? pic.twitter.com/J7b60b1NKF
— Leandro Meili (@lmeilibr) November 24, 2024
Por fim, a jornalista completou: “Teve gente que se machucou, de imediato, de sentir, pisaram na mão de uma moça, outra no joelho, outra precisando de curativa, outra pessoa chegando de cadeira de roda. Então assim, eu espero de verdade que parem com essa intervenção, principalmente a parte do som e da iluminação, porque foi horrível e eu não desejo essa sensação de ser pisoteada para ninguém”.
A série Senna, estrelada por Gabriel Leone no papel do piloto Ayrton Senna (1960-1994), é um dos grandes lançamentos nacionais da Netflix. A produção estreia oficialmente nesta sexta-feira (29) na plataforma de streaming e tem sido amplamente divulgada.
@eucarocarolina ? Netflix, desative essa experiência sensorial horrível do metrô de São Paulo!?#marketing #netflix #senna #sennasempre #metro #metrô @Netflix @Metrô de São Paulo