
A cidade de São Paulo deve enfrentar fortes pancadas de chuva e ventos com velocidade média de 80 km/h nesta sexta-feira (18), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A chegada de uma frente fria traz o risco de tempestades, raios e queda de granizo, principalmente no fim da tarde. As temperaturas variam entre 16°C e 30°C, e há potencial para alagamentos e quedas de árvores na capital e região metropolitana.
O meteorologista Cesar Soares, do Climatempo, alerta que, em áreas com grandes edifícios, o vento pode se canalizar, criando rajadas de até 100 km/h em alguns pontos. Ele também reforçou que, apesar da previsão de ventos fortes, o cenário não será tão extremo quanto o registrado na semana anterior, quando rajadas chegaram a 107 km/h e causaram grandes danos na capital.
O shopping SP Market se desmanchou com a chuva. pic.twitter.com/7hPSY4R7dQ
— 👍🏼 (@agoisss) October 12, 2024
eu ontem fui filmar a chuva em sp bem na saída do trabalho, logo em seguida faltou luz, caiu árvore, dedo no cu e gritaria, o acopalices pic.twitter.com/amvl4gcE7Z
— isausta (@alebasilcrt) October 12, 2024
Previsão
Nesta sexta, o clima começará com sol e calor, mas a frente fria provocará mudanças bruscas no tempo. A previsão é de que o volume de chuva varie entre 25 mm e 35 mm.
No sábado (19), o acumulado pode subir para até 50 mm, mantendo a atenção das autoridades e da população sobre os riscos de alagamentos.
Defesa Civil emite alerta
A Defesa Civil do Estado de São Paulo, diante disso, emitiu um aviso de risco meteorológico válido até domingo (20), alertando para o risco de chuvas intensas e ventos fortes.
A expectativa é que o volume de chuva na região metropolitana alcance 95 mm durante o período. Além disso, há riscos de inundações e quedas de energia em várias áreas da cidade.
Gabinete de crise
O governo de São Paulo também anunciou a criação de um gabinete de crise, que começará a operar na manhã desta sexta. O objetivo é coordenar as ações preventivas e garantir uma resposta rápida a possíveis emergências causadas pelos temporais.
Vale ressaltar que a recomendação das autoridades é que os moradores evitem áreas de risco, como regiões propensas a deslizamentos e inundações, e se mantenham atentos aos comunicados da Defesa Civil e dos serviços de emergência.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line