A cidade de São Paulo está enfrentando quedas de energia em diversas regiões, como o centro, a zona oeste e a zona sul, após uma forte chuva atingir a capital nesta sexta-feira (11). Além disso, toda a cidade foi colocada em estado de atenção para alagamentos.
Relatos de falta de energia foram registrados em bairros como Santa Cecília e Barra Funda, além de Osasco, na região metropolitana. A concessionária Enel, responsável pela distribuição de energia, está sendo contatada pela reportagem para esclarecimentos.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que toda a capital, incluindo as Marginais Pinheiros e Tietê, entrou em estado de atenção para alagamentos a partir das 19h30. O CGE, órgão da prefeitura, é responsável pelo monitoramento das condições climáticas na cidade.
De acordo com o CGE, áreas de instabilidade provenientes da região de Sorocaba, no interior de São Paulo, estão se deslocando rapidamente em direção à capital e aos municípios da região metropolitana. Existe a possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade, acompanhadas por rajadas de vento e queda de granizo. O órgão também alertou que a tendência é de tempo instável ao longo de toda a noite.
A expectativa do CGE é de que a chuva atinja cerca de 25 mm na capital nesta sexta-feira, o que significa que, para cada metro quadrado da cidade, há a possibilidade de 25 litros de água em um período de 24 horas. Esse volume é suficiente para causar inundações e alagamentos. A média mensal de chuva em outubro para São Paulo é de 125 mm.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta às 19h30, informando que há fortes chuvas se espalhando pela região metropolitana, com ventos, raios e granizo. O órgão recomendou cautela redobrada nas próximas horas.
Há também relatos de chuva e ventania forte no festival de música Tomorrowland, que está ocorrendo em Itu (SP) nesta sexta. Barracas teriam sido derrubadas, e pessoas relataram momentos de susto. O festival, que acontece entre sexta (11) e domingo (13), ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido.
Confira algumas imagens:
a Chuva de São paulo levou meu telhado, isso é aqui em pinheiros, chuva com bastante raios pic.twitter.com/iY4uG8FkQt
— Vitur Sud (@sud_vitor) October 11, 2024
E do nada uma tempestade em São Paulo, muita chuva e vento forte! Surreal! pic.twitter.com/ERvE80kC4A
— TuitaWill III 🕺🏻🇧🇷🇺🇲 (@TuuitaWill) October 11, 2024
Cinco minutos de chuva forte em São Paulo e a região central está sem energia e os semáforos estão todos desligados. Mas aparentemente é a continuação desse caos que o paulistano está buscando… pic.twitter.com/E6o4jQYFkt
— William De Lucca (@delucca) October 11, 2024
Eu só tava filmando a chuva 😭
o tempo de São Paulo é realmente louco pic.twitter.com/dIegWJW6Za— MUSE IS Ariana ⟭⟬⁷ (@barbosary_) October 11, 2024
Em anos morando em São Paulo eu nunca tinha visto uma chuva assim. pic.twitter.com/01C2rNIaHW
— 📌 (@odiogodefreitas) October 11, 2024
⚠️ AGORA
Forte chuva atinge a cidade de São Paulo: pic.twitter.com/SIrAB9kcKi
— Kallil Oliveira (@kalliloliveira_) November 17, 2023
Hoje, em "Privatiza que melhora", mais um episódio estrelando a @EnelBrasil. Zona Oeste de São Paulo às escuras após chuva e ventos. Pela "enésima" vez no ano, @EnelClientesBR. pic.twitter.com/bXFwPh9B3A
— Bruno Lacerda (@blacerda) October 11, 2024
Pqp q chuva em São Paulo. Do nada.
Isso é um tornado é? Haahahaha pic.twitter.com/5IncMNmWxi
— Yuri (@CrazyNewPerson1) October 11, 2024
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line