STF condena mais 15 “patriotas” pelos atos antidemocráticos de 8/1

Atualizado em 8 de março de 2024 às 19:50
Supremo Tribunal Federal votando contra os réus dos atos 8/1. Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria na condenação de mais 15 réus processados pelos atos  antidemocráticos de 8/1. A decisão, fundamentada nas acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR), acompanhou o voto do relator Alexandre de Moraes.

Sete ministros, entre eles Flávio Dino, Luiz Fux e Dias Toffoli, respaldaram a posição de Moraes. As sentenças variam de 14 a 17 anos de detenção, acompanhadas de uma multa por danos morais coletivos de R$ 30 milhões, a ser rateada entre os condenados.

Os delitos pelos quais os réus são acusados abrangem a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A gravidade das penas é estabelecida de acordo com a participação de cada réu nos ataques.

Bolsonaristas durante os atos do 8/1. Foto: Divulgação

Os votos dos ministros Nunes Marques e André Mendonça, ambos indicados pelo inelegível, estão pendentes neste caso. Adicionalmente, uma nova etapa de julgamentos teve início, trazendo uma decisão inédita do ministro Moraes: pela primeira vez, um réu foi inocentado.

Geraldo Filipe da Silva, que estava em situação de rua durante os ataques, alegou ter se aproximado por mera curiosidade. A Procuradoria-Geral da República (PGR) não encontrou evidências contra ele e também defendeu sua inocência.

Desde setembro do ano passado, o STF já emitiu sentenças para 116 envolvidos nos ataques golpistas, com os réus sendo julgados em lotes. Os casos do 8/1 ainda estão em andamento.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link