STF condena mais 8 bolsonaristas pelos atos golpistas de 8/1

Atualizado em 17 de abril de 2024 às 12:09
Bolsonaristas durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais oito pessoas por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. Com isso, o número total de condenações chega a 196.

Seis dos acusados receberam penas de 14 anos de prisão, enquanto os outros dois tiveram suas sentenças fixadas em 17 anos de reclusão.

Segundo Moraes, o grupo tentou “derrubar o governo” ao pedir intervenção militar. O ministro ressaltou que, como argumentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), trata-se de crime de autoria coletiva em que, a partir de uma ação conjunta, todos contribuíram para o resultado.

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Os advogados dos réus negaram a acusação de tentativa de golpe. A defesa alegou, entre outros pontos, a falta de individualização das condutas, a ineficácia dos atos para consumar o crime de golpe de Estado, a intenção de participar de um protesto pacífico e a ausência de evidências de uma ação coletiva criminosa.

Os bolsonaristas também foram condenados a pagar uma indenização mínima de R$ 30 milhões. O valor será quitado por todos os condenados, independentemente da duração de suas penas.

Na mesma sessão, houve um acréscimo da denúncia contra um dos acusados devido à descoberta de vestígios genéticos em um boné amarelo encontrado no plenário da Câmara dos Deputados. Inicialmente denunciado por instigação ao crime e associação criminosa, agora ele responderá pelas mesmas acusações dos outros condenados.

Apesar dos votos contrários de André Mendonça e Nunes Marques, a decisão prevaleceu sobre os demais ministros.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link