STF dá 15 dias para Moro se manifestar sobre calúnia contra Gilmar Mendes

Atualizado em 2 de maio de 2023 às 17:29
Senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Foto: Reprodução

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 15 dias para que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) se defenda da acusação de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, apresentada contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PRG).

A decisão, assinada em 21 de abril, só foi incluída na movimentação do processo nesta terça-feira (2).

“Determino à Secretaria Judiciária notificar, pessoalmente, o denunciado, Senador da República Sérgio Fernando Moro, para, querendo, oferecer resposta no prazo máximo de quinze dias”, escreveu a ministra.

Cármen Lúcia determinou que o mandado de notificação de Moro “deverá ser instruído com cópias deste despacho, da denúncia e dos documentos que a instruem”.

“Superado o prazo legal com ou sem resposta do denunciado, manifeste-se a Procuradoria-Geral da República. Na sequência, retornem-me os autos imediatamente conclusos”, completou.

Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

Em abril, um vídeo do ex-juiz viralizou nas redes sociais. Na gravação, o parlamentar aparece rindo e acusando Gilmar de vender habeas corpus.

Na denúncia, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pede a condenação de Moro citando como agravantes que o suposto crime ocorreu contra funcionário público, na presença de várias pessoas e contra pessoa com mais de 60 anos.

Se a Justiça concordar com o Ministério Público, o senador pode até ser preso após eventual processo. Lindôra também pede uma eventual perda do mandato caso a pena seja de prisão em prazo superior a quatro anos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link