STF derruba o orçamento secreto

Atualizado em 19 de dezembro de 2022 às 12:14
Sessão plenária do STF sobre Orçamento Secreto
Foto: Reprodução/Nelson Jr./SCO/STF

Na manhã desta segunda-feira (19), com o julgamento retomado, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou como inconstitucionais as emendas de relator, o chamado “Orçamento Secreto”. Com o voto decisivo do ministro Ricardo Lewandowski, o orçamento secreto foi derrubado pelo STF.

O resultado expressa a rejeição do STF pela aprovação emitida no Congresso, na última sexta-feira (16). Na ocasião, foi apresentada uma nova resolução para dar maior transparência à distribuição das verbas do orçamento secreto entre deputados e senadores, de forma concordante ao tamanho das bancadas partidárias. A resolução, dada em outro momento, foi uma tentativa de fazer o STF manter as emendas de relator.

Os outros ministros que votaram a favor da inconstitucionalidade e fim das emendas de relator foram a presidente do STF, ministra Rosa Weber, que também é relatora das ações, e os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Lewandowski, que formou a maioria, informou que a nova norma não atende a todas as exigências do STF para dar isonomia, legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e eficiência.

“Os atos normativos não conseguiram solver uma importante questão: a plena e eficaz identificação do parlamentar solicitante da emenda de relator. Apesar das tratativas, entendo que até o momento, e o faço com todo o respeito ao Congresso, não foram adotadas todas as providências adequadas para adequada transparência da repartição das verbas orçamentárias, haja vista que não se conseguiu dar a exigida translucidez às demandas parlamentares voltadas à distribuição de emendas de relator geral, e não se logrou garantir a rastreabilidade das solicitações da distribuição de emendas e respectivas execuções”, alegou Lewandowski.

Na avaliação do ministro, a nova norma, que foi rejeitada, permite que o controle da distribuição, entre cada parlamentar, individualmente, fique na mão dos líderes partidários.

“O fato é que alguns parlamentares continuarão recebendo mais e outros menos. E o líder partidário poderá distribuir o dinheiro dentro da legenda sem seguir critérios claros e transparentes, abrindo espaço para barganhas políticas. Algumas são lícitas, normais, dentro de um processo democrático, e outras, não diria menos lícitas, mas pelo menos, menos transparentes, o que não se coaduna com o princípio republicano”, avaliou.

“Portanto, a resolução permite que as emendas RP9 contemplem valores muito superiores às correspondentes às demais espécies, quando avaliadas individualmente”, disse, falando que a nova norma iria permitir que as emendas de relator ficassem com o mesmo valor da soma das emendas individuais e de bancadas estaduais.

O ministro, ao final de sua argumentação, acrescentou que a distribuição desigual, arbitrária e pouco transparente das verbas no destino, encaminhada aos municípios, não segue um plano nacional estratégico de investimento público.

Na semana passada, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e os ministros André Mendonça, Kassio Marques, e Dias Toffoli, expressaram opiniões contrárias.

O conjunto admitiu uma possível manutenção do mecanismo, porém, desde que fossem impostas regras de maior transparência sobre a origem e o destino dos recursos, tal qual novos critérios técnicos e fixos para distribuição entre parlamentares e entre os municípios .

Por outro lado, a decisão tomada no STF, impõe um novo desafio à articulação política do novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas últimas semanas, apesar de ter criticado o funcionamento do mecanismo durante a campanha, interlocutores políticos do petista evitaram pressionar o STF pela queda das emendas, para não contrariar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD), que possuem controle sobre os montantes, distribuídos entre seus aliados do Centrão conforme afinidades e interesses políticos.

Ainda assim, a maior parte dos articuladores de Lula estava tentando manter as emendas de relator em troca da aprovação, na Câmara e no Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Transição, que abre espaço fiscal de até R$ 145 bilhões no Orçamento de 2023, fora do teto de gastos, para conseguir bancar os benefícios sociais que foram prometidos pelo petista durante sua campanha.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link