STF forma maioria para dar vaga de Dallagnol ao Podemos

Atualizado em 10 de junho de 2023 às 7:37
Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR). Foto: reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para que a vaga de Deltan Dallagnol na Câmara fique com o ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly. A troca será entre políticos do Podemos-PR. A decisão impede que o Partido Liberal (PL) aumente sua bancada para 100 parlamentares.

Quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação do ex-procurador da operação Lava Jato com base na Lei da Ficha Limpa, o mandato iria para o candidato paranaense mais votado entre os candidatos do mesmo partido, que seria Hauly.

No entanto, com a recontagem dos votos, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) entendeu que o membro do Podemos não atingiu o número mínimo de votos para se eleger, indicando Itamar Paim (PL-PR) para a vaga deixada por Dallagnol.

Itamar Paim (PL-PR). Foto: reprodução

O Supremo atendeu ao pedido do Podemos para que a decisão do TSE fosse mantida, e o ministro e relator Dias Toffoli concordou, assim como Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendonça, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso, que formaram maioria. Edson Fachin, Luiz Fux e Rosa Weber foram contrários à decisão.

Os ministros do STF afirmaram nos votos a favor de Hauly que quando a decisão do indeferimento do registro de candidatura ocorre após a eleição, como no caso de Deltan, os votos do candidato devem ficar com o partido. Além disso, os suplentes não precisam atingir o percentual mínimo de votos.

“A vacância de cargo em decorrência de posterior decisão de indeferimento de registro de candidatura que acarrete cassação de diploma de candidato eleito enseja a incidência das regras de suplência da representação partidária”, escreveu Alexandre de Moraes em seu voto.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link