STF forma maioria para manter prisões de suspeitos de mandar matar Marielle Franco

Atualizado em 25 de março de 2024 às 6:32
Marielle Franco. Foto: reprodução

Nesta segunda-feira (25), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria de votos para confirmar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, levando à prisão de três suspeitos relacionados ao caso do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) em 2018, conforme informações do G1.

Os ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, além de Moraes, votaram a favor das prisões e outras medidas cautelares adotadas na operação realizada no último domingo (24) contra os investigados.

Os votos dos ministros Luiz Fux e Flávio Dino ainda estão pendentes, com a análise programada para encerrar às 23h59 desta segunda-feira.

Domingos Brazão, Chiquinho Brazão e Rivaldo Barbosa foram detidos no Rio de Janeiro no domingo e tiveram suas prisões confirmadas após audiência de custódia. Posteriormente, foram transferidos para Brasília e encaminhados à penitenciária federal no Distrito Federal.

Quem São Domingos, Chiquinho Brazão e Rivaldo Barbosa, presos acusados de mandar matar Marielle - A Crítica de Campo Grande Mobile
Domingos, Chiquinho Brazão e Rivaldo Barbosa. Foto: reprodução

A decisão de Moraes também resultou no afastamento de suas funções públicas do delegado Giniton Lages e do comissário Marco Antônio de Barros Pinto, ambos atuando na Delegacia de Homicídios do Rio na época do crime.

Giniton, designado para investigar o caso, foi indicado pelo então chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, que também foi preso no domingo. Além disso, suspeita-se que Barbosa tenha encoberto o crime e apoiado o assassinato.

Os nomes teriam vindo à tona com a delação do executor do crime, o ex-policial militar Ronnie Lessa. Até o momento, as evidências apontam para uma possível conexão com a expansão territorial de milícias no Rio de Janeiro.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link