STF pode reabrir inquérito que prejudica o clã Bolsonaro em 2026; entenda

Atualizado em 27 de janeiro de 2025 às 19:55
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode reabrir uma investigação que deve prejudicar ainda mais o clã Bolsonaro. Além dos inquéritos sobre a trama golpista, o desvio de joias e fraude em cartões de vacinação, a Corte pode voltar a analisar o caso da rachadinha no gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Segundo a coluna de Guilherme Amado no PaltôBR, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo, tem um recurso do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) parado em sua gaveta há cerca de dois anos. O magistrado poderá minar a candidatura de um dos membros do clã em 2026.

O esquema investigado, que levou Flávio a ser denunciado pelo MP-RJ e acabou sendo paralisado na Justiça, envolvia a devolução de parte dos salários de servidores públicos do gabinete do agora senador na Alerj (Assembleia Legislativa do estado).

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Foto: Andressa Anholete/STF

O recurso que está nas mãos de Gilmar foi protocolado pelo MP em maio de 2023 e buscava reverter a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que anulou todas as determinações do juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, no caso da rachadinha. O pedido não teve nenhuma movimentação.

Não há previsão ou data limite para que Gilmar analise o recurso do MP. Uma eventual decisão do magistrado, no entanto, pode atrapalhar os planos do senador para 2026.

Ele ainda não anunciou sua candidatura para a próxima disputa presidencial, mas seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, cita o senador como um possível nome para as eleições. O ex-mandatário chegou a dizer que o filho é um “excelente nome” e que “tem experiência”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line