STJ rejeita pedido de Romero Britto para duplicar o “T” de seu nome

Atualizado em 23 de dezembro de 2021 às 15:33
Romero Britto
Romero Britto tem pedido negado pelo STJ

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou um pedido do artista plástico Romero Britto, que queria autorização para duplicar a letra “T” em seu registro civil. Por unanimidade, o colegiado entendeu que a mera discrepância entre o nome civil e o nome artístico de Britto não justificava a alteração.

Romero Britto tenta duplicar o “T” de seu nome na justiça desde 2018. O artista plástico quer duplicar a letra em seu sobrenome civil (“Brito”), mas não obteve sucesso até o momento. Britto alega que a mudança permitiria conciliar o seu nome de registro com sua identidade artística. Porém, os pedidos foram rejeitados em 1ª e 2ª Instância.

Ao avaliar o recurso, o ministro Marco Buzzi afirmou que o caso de Romero Britto não consta nas exceções para alteração do registro civil.

Essas singularidades são estabelecidas pela legislação em casos de casamento e divórcio, por exemplo, e apesar de ser possível uma flexibilização, não é possível mudar o sobrenome de família por vontade individual de um dos integrantes do núcleo familiar.

Leia mais:

1- Bolsonaro fará pronunciamento nesta sexta-feira; saiba o horário

2- Golpista que clonou cartão da Xuxa é preso por fraude de R$ 200 mil

3- Ex-chefe da Receita alerta Paulo Guedes sobre “colapso orçamentário” em relação a corte no órgão

Para Buzzi, Romero Britto não teve prejuízo causado pelo seu nome civil

Buzzi afirmou que Britto não demonstrou nenhum prejuízo causado ao artista pelo nome civil sem a letra duplicada.

“A própria trajetória artística exitosa, de ao menos trinta anos, narrada pelo demandante, denota que a divergência decorrente de sua opção pela utilização da expressão ‘Britto’ em detrimento da grafia original de seu sobrenome não lhe trouxe restrições ou prejuízos, tampouco implica vulneração à sua dignidade; o sobrenome originário, destaque-se, não consubstancia apelido vexatório ou lesivo a sua integridade moral (honra, identificação etc.)”, disse.

Romero Britto ainda pode recorrer da decisão do STJ.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link