Submarino desaparecido usa controle de videogame e tem contrato que prevê “traumas emocionais ou morte”

Atualizado em 20 de junho de 2023 às 15:23
Submarino é guiado por controle de videogame. Foto: Reprodução

O submarino que levava turistas para visitar os destroços do Titanic e desapareceu tem uma série de detalhes amadores, como um controle de videogame para guiar a embarcação e um banheiro improvisado que é separado por uma cortina. O passeio é organizado pela empresa OceanGate e não tem aprovação de órgãos reguladores.

Para entrar na embarcação, os turistas precisam assinar um contrato em que aceitam diversos riscos. “Esta embarcação experimental não foi aprovada ou certificada por nenhum órgão regulador e pode resultar em lesões físicas, traumas emocionais ou morte”, diz o documento.

Submarino tem os comandos sinalizados com fita para que tripulantes não esbarrem. Foto: Reprodução

O espaço minúsculo ainda tem avisos para que as pessoas não esbarrem nos comandos, que são controlados por telas touchscreen. O submarino é guiado por um navio, que fica na superfície e os comandantes enviam mensagens de texto a quem está no fundo do mar.

Veja vídeo do Stockton Rush, fundador e CEO da OceanGate, mostrando o interior do submarino:

O submarino desapareceu neste domingo (18), com cinco pessoas a bordo, que pagaram US$ 250 mil (cerca de R$ 1,19 milhão) pelo passeio. Ele sumiu uma hora e 45 minutos após o mergulho e é procurado por aeronaves de vigilância naval de dois países: EUA e Canadá.

A OceanGate confirmou o desaparecimento da embarcação e disse estar mobilizando ações para buscar a tripulação com segurança. “Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança. Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias. Estamos trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes”, afirmou a empresa em nota.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link