Subsecretária de Estado dos EUA defende eleições no Brasil: “Justas e livres”

Atualizado em 10 de maio de 2022 às 19:24

A subsecretária de Estado dos Estados Unidos, Victoria Nuland, disse nesta terça-feira (10) que o seu país defende eleições “livres e justas” no Brasil. A posição aconteceu no mesmo período em que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) reforça o discurso golpista contra o processo eleitoral.

“Acreditamos que o Brasil tem um dos sistemas eleitorais mais fortes da América Latina. Vocês têm instituições fortes, salvaguardas fortes, uma base legal forte. Então, o que precisa acontecer são eleições livres e justas, usando suas estruturas institucionais que já serviram bem a vocês no passado. Temos confiança no seu sistema eleitoral. Os brasileiros também precisam ter confiança”, declarou em entrevista à BBC News Brasil.

“Queremos eleições livres e justas em países ao redor do mundo e particularmente nas democracias. Julgamos a legitimidade daqueles que se dizem eleitos com base em se a eleição foi livre e justa e se os observadores, internos e externos, concordam com isso. Então, queremos ver, para o povo brasileiro, eleições livres e justas no Brasil. Vocês têm uma longa tradição nisso. E isso é o mais importante para manter a força do Brasil daqui para frente”, acrescentou.

Ela também demonstrou preocupação com uma possível interferência do governo russo. “Vimos a Rússia se intrometer em eleições em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos e na América Latina”, comentou.

“Por isso, em minha recente visita ao Brasil, exortei o governo a ser extremamente vigilante, e a oposição também, para garantir que forças externas não estejam manipulando seu ambiente eleitoral de forma alguma. Isso precisa ser uma eleição de brasileiros para brasileiros, sobre seu próprio futuro”, completou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link