Apoie o DCM

Suécia e Finlândia vão pedir para entrar na Otan

Atualizado em 25 de abril de 2022 às 15:48
Suécia e Finlândia vão pedir para entrar na Otan
A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin e a premiê sueca, Magdalena Andersson
Foto: Reprodução

A Finlândia e a Suécia vão pedir para entrar na Otan no próximo mês. Segundo o jornal britânico The Guardian, os dois países concordaram em enviar simultaneamente pedidos de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte.

De acordo com o jornal, as primeiras-ministras de ambos os países afirmaram que estão deliberando sobre a questão. Elas argumentam que a invasão na Ucrânia pela Rússia mudou “todo o cenário de segurança” da Europa e “moldou dramaticamente a mentalidade” na região nórdica.

Sanna Marin, primeira-ministra da Finlândia, disse que seu país decidiria se candidataria à aliança “bem rápido, em semanas, não em meses”, mesmo com o risco de “enfurecer” o governo russo. A Finlândia compartilha uma fronteira de 1.300 quilômetros com a Rússia.

Ainda segundo o jornal britânico, a premiê sueca Magdalena Andersson afirmou que a Suécia precisa estar “preparada para todos os tipos de ações da Rússia” e que “tudo mudou” quando Moscou atacou o país vizinho.

Caso os dois países decidam por ingressar na organização ocidental, o Kremlin afirmou que teria que “restaurar o equilíbrio militar”, fortalecendo suas defesas no Báltico e com a implantação de armas nucleares.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link