Suécia: Reações internacionais condenam queima de Alcorão em Estocolmo

Atualizado em 3 de julho de 2023 às 9:51
No dia 28 de Junho, durante a comemoração do Eid al Adha (Festa do Sacrifício), a festa mais importante da religião islâmica, Salwan Momika, um iraquiano de 37 anos que imigrou para a Suécia há vários anos, queimou um Alcorão à frente de uma mesquita em Estocolmo, a capital do país. AFP – JONATHAN NACKSTRAND

A Arábia Saudita convocou esta segunda-feira a embaixadora sueca no Reino. Esta decisão foi é uma resposta à queima de um Alcorão por um iraquiano à frente de uma mesquita em Estocolmo, que foi autorizada pela polícia. Diversos países e organizações condenam enérgicamente esta situação e classificam o ato como “islamofobia”.

Este acontecimento ocorreu no dia 28 de Junho na Suécia durante a comemoração do Eid al Adha, a Festa do Sacrifício, que é a mais importante festa da religião Islâmica. Salwan Momika, um iraquiano de 37 anos que imigrou para o país há vários anos, queimou uma cópia do Alcorão, o livro sagrado do islamismo, à frente de uma mesquita em Estocolmo.

O governo Sueco condenou publicamente este acontecimento, mas aproveitou para ressaltar que o protesto foi autorizado pelas autoridades locais em conformidade com a liberdade de expressão garantida pela constituição.

Em reacção a esta prática, múltiplas entidades – governos, organizações, líderes – condenaram publicamente as autoridades suecas por permitirem que estes eventos continuem a acontecer. Marrocos, Iraque, Kuwait, Jordânia e Emirados Árabes Unidos convocaram imediatamente os embaixadores suecos. Refira-se que este foi o primeiro ato desta natureza autorizado pela polícia sueca após os tribunais terem anulado uma proibição anterior. O protesto contou com a participação de centenas de pessoas e um forte dispositivo policial.

Esta segunda-feira o Reino da Arábia Saudita decidiu convocar a embaixadora da Suécia no país como forma de “protesto” contra a queima do alcorão, e denúncia um ato de “islamofobia”. “O Ministério dos Negócios Estrangeiros convoca a embaixadora da Suécia no Reino e informa-a da categórica rejeição do Reino sobre a queima por parte de extremistas de uma cópia do Sagrado Corão em frente à mesquita central de Estocolmo na Suécia após o Eid al-Adha [a ‘Festa do Sacrifício’, que sucede o período da peregrinação a Meca]”, indicou a diplomacia saudita num comunicado.

A Organização para a Cooperação Islâmica (OIC), a maior organização islâmica do mundo que conta com 57 países membros, disse que a lei internacional e outras medidas colectivas são necessárias para evitar futuros incidentes envolvendo a profanação do Alcorão. “Devemos enviar constantemente avisos à comunidade internacional sobre a aplicação urgente do direito internacional, que proíbe claramente qualquer defesa do ódio religioso”, afirmou o Secretário-Geral da OIC, Hissein Brahim Taha. O responsável também apelou aos 57 países membros para responderem de forma “unida e colectiva”.

No Iraque, milhares de manifestantes tentaram assaltar a embaixada sueca no país. O Ministério das Relações Exteriores iraquiano adiou no domingo a chegada do novo representante do país escandinavo junto a Bagdade. Os manifestantes exortam aos demais países a iniciar uma campanha de boicote contra empresas suecas.

Apoiantes do movimento Sadrista iraquiano queimam cartazes com a bandeira LGBTQ+ durante um protesto em Basra, a 30 de Junho de 2023, denunciando a queima do livro sagrado do Islão na Suécia. AFP – HUSSEIN FALEH

Não foram somente entidades islâmicas que condenaram o acontecimento. Esta segunda-feira o Papa Francisco considerou que a recente queima do Alcorão em Estocolmo é um acontecimento “inaceitável” e “condenável” e pediu que a liberdade de expressão não seja usada como “desculpa para ofender outros”.

Em entrevista concedida ao jornal público dos Emirados Árabes Unidos, Al Ittihad, o sumo pontífice recordou o documento “Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Coexistência Comum”, assinado em 2019 durante um encontro entre o Papa Francisco e Ahmed al Tayeb, xeque da Al Azhar, a mais importante instituição do islamismo sunita.

Esta prática de queima do Alcorão ganhou força em 2022, quando um grupo de activistas anti-islâmicos decidiram reunir-se para organizar um plano que previa uma série de queimas do livro sagrado do Islão. Em resposta a este acontecimento, motins violentos eclodiram na cidade de Orebro, no centro da Suécia, e duraram vários dias, provocando dezenas de feridos.

Na época, as autoridades suecas foram amplamente criticadas por permitir este evento. Desde então, o governo sueco pouco ou nada fez para impedir a continuidade destas práticas, suscitando uma onda de condenações internacionais por parte de países de maioria muçulmana.

Esta questão chegou a ser um factor condicionante para que a Turquia ratificasse a adesão da Suécia à NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), motivo este que bloqueia até ao dia de hoje a aprovação de Ancara por “falta de vontade por parte das autoridades de Estocolmo”.

Originalmente publicado em RFI

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link